quarta-feira, 1 de agosto de 2012

AO PÉ DO OUVIDO// Receita certa contra baixo astral

Por Rosualdo Rodrigues

Há algo em comum entre os novos discos de The Gossip, Scissor Sisters, Sam Sparro e da estreante Inna Modja. Todos eles são atravessados por certa alegria, por um clima de celebração, um ar de “fim de semana está chegando”. São contra-indicados para quem cultua o baixo astral e o mau humor. E o bom é que não precisam recorrer à histeria do tipo “tira o pé do chão” para incitar à festa e a dança.

The joyful noise, do The Gossip
No quinto disco, a banda norte-americana comandada pela elétrica e simpática gordinha Beth Dilto mantém a pegada “pop com atitude rock” em um coleção de 11 músicas que parecem feitas pra serem ouvidas de um fôlego só. Se for pra dançar pra valer, pode ir direto para Move in the right direction. Ou se delicie com o refrão super 90s de Get lost.

Magic hour, do Scissor Sisters (foto no alto)
Também norte-americana, também no quinto disco, o Scissor Sisters é alegria em estado puro, mesmo quando Jason Sellards resolve mostrar que é capaz também de se sair bem numa música intimista como The secret life of letters. Mas o bom mesmo é quando ele faz coro a Scott Hoffman e Ana Lynch, os outros vocalistas da banda, em racha-assoalhos como Let’s have a kiki e Keep your shoes on.

Return to paradise, de Sam Sparro
O cantor australiano recicla com muita propriedade o som a black music dos anos 70, com elegantes alinhavados de baixo, muito piano e metais à moda disco. Happiness é uma ótima amostra disso. O segundo disco de Sparro consegue ser ainda melhor que o primeiro, lançado em 2007. The shallow end é uma das mais alegres canções feitas nos últimos tempos.


Love revolution, de Inna Modja
Natural do Mali, radicada em Paris, Inna Modja tem o tipo de modelo exótica e gosta de associar música e moda. Mas não faz só pose. Com boa voz e carisma, ainda garantiu a qualidade musical do disco de estreia, chamando Alexandre Azaria, do veterano grupo francês Indochine, para compor com ela e ajudar na produção. Resultado: um disco delicioso, pop sem compromisso, mas bem feito. O hit é French cancan, mas tem um monte de potenciais sucessos, como Kinks in my hear, Big Apple e La fille du Lido.

Nenhum comentário: