sexta-feira, 18 de maio de 2012

DRINK_ME // Raki da Turquia


Por Juliana Raimo

Estes dias fui convidada para criar um evento com inspiração Turca. Pesquisei os elementos mais representativos desta cultura e, é claro, que me deparei com um bebida típica da Turquia chamada Raki. 

É um licor derivado da uva e com sabor de anis (semelhante a outras bebidas como o Arak e Ouzo). É considerada a bebida nacional da Turquia e, às vezes, chamada de "leite de leão" (arslan sutu) porque, quando a água é adicionada, a mistura fica com uma cor esbranquiçada.

É feito de figos, uvas e passas de uva, aromatizado com 
anis. A maioria é bastante potente (40% a 45% de álcool) e, portanto, normalmente diluído em água fria ou gelada. Acompanha as tradicionais mezes turcas como o queijo feta com melão e o tomate, pepino, alface e peixe.

O tradicional Raki













1/3 de Raki
2/3 de água
Ao adicionar a água o seu aspecto se transforma em “leite de leão”. Servido em compo estreito e longo.

Raki Martini














30ml Raki

60ml Vinho Pinot Grigio (bem seco)
½ Suco de limão
2 colheres de sopa de açúcar

Na coqueteleira, com gelo, adicione o vinho, o suco de limão e o açúcar. Bata bem. Serva coado até meia taça martini (taça dry) e adicione o Raki com um pouco de água. Se desejar decore com um ramo de hortelã.

Curiosidade
 
 O Raki ganha versões brasileiras com frutas e temperos nos cardápios em alguns restaurantes, como o Raki com pêssego e semente de cardamom, com pêra e manjericão, com tangerina e hortelã ou com amora e hortelã,

A infusão com as frutas deixam o drink mais suave e com gosto mais parecido com o que os brasileiros estão acostumados.

Nenhum comentário: