sábado, 21 de abril de 2012

GASTRONOMIX// Criatividade em pequenas porções


Recentemente, o espaço para eventos Unique Palace, em Brasília, expandiu as atividades e abriu o Unique Buffet com a proposta de levar aos coquetéis o requinte da cozinha contemporânea. Quem se impôs o desafio foi a chef Caroline Borges.

Apaixonada pela arte da culinária desde a infância, ela resolveu transformar a paixão em profissão depois de cursar Gastronomia no Iesb — antes disso, chegou a se formar em Letras —, espelhada no exemplo de mestres no ofício aos quais admira, como Alex Atala, Jamie Oliver, Alice Mesquita e Mara Alcamin. Para ajudá-la, chamou Lena Gomes, chef-consultora radicada em São Paulo e com formação na famosa Cordon Bleu, de Paris.
Em bate-papo com o Gastronomix, Caroline fala sobre sua proposta e como está sendo o trabalho de realizá-la.

GASTRONOMIX - Criar para bufê exige do chef alguma habilidade ou talento especial?
CAROLINE - O chef de cozinha precisa ser criativo, amar conviver com panelas e ingredientes diversos, e gostar de trabalhar com pessoas. A sociedade está cada vez mais exigente. Não é só pelo título que uma pessoa deve escolher a profissão de chef. Além de atender bem os clientes e de preparar quitutes deliciosos, um chef precisa, hoje em dia, saber muito bem como funcionam todos os setores de um bufê ou restaurante, ter noções de administração e contabilidade. Quando possível, é importante fazer viagens para aprimorar conhecimentos e estar sempre por dentro do que acontece pelo mundo gastronômico.

GASTRONOMIX - Há alguma criação sua da qual se orgulha especialmente?
CAROLINE - Gostamos muito de trabalhar com mistura de sabores, como o doce e o salgado. Criamos opções como o mini-sanduíche de banana da terra com cream cheese e geleia de pimenta (a segunda foto ao lado). Também criamos e lançamos no Unique Buffet o purê de três batatas ao perfume de azeite trufado e a salada de melancia, figo frescos, uvas ao molho de conserva de gengibre.

GASTRONOMIX - Para criar o cardápio do Unique, você contou com a assessoria de Lena Gomes. Como foi exatamente a distribuição de funções?
CAROLINE - Trabalhamos em equipe. Crio os cardápios e a Lena entra com treinamento e fichas técnicas dos pratos.Você cozinha desde cedo.

GASTRONOMIX - No que a formação acadêmica ajudou? Mudou alguma coisa na sua relação com a cozinha?
CAROLINE - Cozinho desde os 10 anos de idade. Sempre gostei de comprar livros de culinária e testar as receitas. O curso de gastronomia me ajudou a aprender técnicas de cozinha, conviver com o mundo da gastronomia, poder reconhecer produtos e fornecedores.

GASTRONOMIX - Suas experiências anteriores também foram em bufê. Há intenção de trabalhar futuramente em restaurante ou pretende se especializar cada vez mais nesse setor?
CAROLINE - Tive o Unique Gourmet de 2006 a 2009. Resolvi fechar quando reconhecemos que precisávamos de um local fixo para trabalhar. Decidimos abrir o Unique Palace e nos firmar no mercado de eventos. Agora, com dois anos de mercado, abrimos o Unique Buffet. Quero me especializar cada vez mais somente no ramo de bufê, procurar sempre trazer novidades para os nossos clientes.

Nenhum comentário: