sexta-feira, 20 de abril de 2012

DRINK_ME // Drinks pós-ressaca


Por Juliana Raimo

Quem, depois de uma ressaca daquelas, não disse que ia parar de beber? O dia seguinte reserva surpresas...Mas aqui você pode amenizar um pouco essa dor de cabeça.

O clássico drink Bloody Mary, para mim, é o melhor exemplo de drink aperitivo e excelente coquetel pós-ressaca.Não é coisa de bêbado, mas a melhor opção para o dia seguinte, é não interromper drasticamente o consumo de álcool e preparar um bloody mary de café da manhâ.
Em seguida, você pode tomar um Virgem Mary e, na sequência, muita água para hidratar.

Não é só o Bloody que reina na categoria “rangover”, existem muitas outras opções como o Corpse Reviver e o Carrot Apple & Ginger (receitas abaixo). Os drinks Bellini e Mimosa também estão classificados na categoria.

Bloody Mary (temperar conforme seu gosto)

- 30ml (01 dose) de Vodka
- 120ml de Suco Concentrado de Tomate (sem tempero)
- 20ml de suco de limão taiti
- molho Inglês
- pimenta do reino
- sal, tabasco e gelo
- Aipo/ salsão para decorar (se desejar, raiz forte, ½ colh. de café)

No próprio copo old fashioned, coloque o suco de tomate o suco de limão e os temperos. Adicione a vodka e misture bem com uma colher bailarina. Complete o copo com três pedras de gelo. Mexa bem e finalize com uma pitada de pimenta do reino. Coloque um talo de *salsão/aipo para decorar (e comer ao final claro).

Dica 1: Caso não queira beber nada alcoólico deixe a vodka de lado e beba somente como suco.
Dica 2: Caso você troque a vodka por tequila este drink passa a ser chamado de Bloody Maria. Experimente!

Corpse Reviver

- 25ml de Calvados (cognac e maçã)
- 25ml de vermute rosso
- 25ml de Cognac
- Laranja para decorar

Em uma coqueteleira com gelo, adicione todos os ingredientes, chacoalhe bem e sirva em taça martini previamente resfriada ou em copo baixo com gelo. Adicione um zest de laranja bahia mantendo o mesmo no drink.

Carrot Apple & Ginger (não alcoólico)
- 2 cenouras grandes
- 1 macã descascada
- 3 lascas de gengibre

Bata a cenoura e a maçã no liquidificador e coe. Adicione as lascas de gengibre e sirva em copo longo drink.

Um pouco de história

O nome "Bloody Mary" se originou da Rainha Maria I que governou a Inglaterra e Irlanda de 1553 a 1558. Scott Fitzgerald e o filósofo francês Jean-Paul Sartre eram assíduos clientes em Paris do Harry's New York Bar. Os dois eram apaixonados por um drinque de cor vermelha e leve picância. Era o que chamavam de comer e beber ao mesmo tempo.

Inspirado na perseguição religiosa da Rainha "Bloody Mary", um barman de origem americana chamado Ferdinand Petiot que trabalhava no Harry´s New York Bar de Paris e que buscava a exata medida entre um cocktail aperitivo com baixo teor alcoólico, teve a brilhante ideia de misturar suco de tomates, temperos e vodka.

Fontes:
- Associação Brasileira de Bartenders_www.assbb.org.br_barman Paulo Avelinos Jacovos
- Livro hangover Cures, Ben Reed.

* O aipo (Apium graveolens) ou salsão é uma planta aromática alimentícia da família das apiáceas e a sua origem é européia. O aipo contém vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras e ajuda no controle da taxa de colesterol do sangue.

Nenhum comentário: