terça-feira, 13 de março de 2012

GASTRONOMIX // Iemanjá!!! Salve a Rainha do Mar


Hoje não é dia 2 de fevereiro. Eu sei...

Resolvi escrever sobre uma receita que fiz - especialmente - para dois jantares. O primeiro jantar foi dedicado à Iemanjá a pedido do casal Tina Vieira e William Passos (foto abaixo). Foi uma delícia! Sente só a energia do casal.

Cheguei ao Rio de Janeiro numa sexta-feira, fizemos as compras nos“fornecedores” da Tina. Ela é praticamente o Manoel Carlos de saia do Leblon (todos a conhecem!). À noite, só alegria...com o casal anfitrião e Mônica Bernades, Luiz Villar e Daniel Bitar.
Cozinhei olhando para o mar azul da janela do apartamento.

Bom... o cardápio foi aprovado. Assim, repeti a dose na casa de Rachel Mello e Gustavo Vinha, acompanhados de Daniel Bitar, Wladimir e Andrea Gramacho. Depois de já testada, a receita segue seu rumo, igual às oferendas à Rainha do Mar.

É muito interessante como a comida está presente na celebração de momentos especiais na vida da gente. E assim foi a noite...uma delícia!

Os dois casais anfitriões perdoaram minha bagunça. Que bom!!! Resultado: o peixe que restou na casa da Tina e William virou café da manhã. E a cobertura para o prato no jantar na casa da Rachel e Gustavo transformou-se em recheio para uma pizza de pão sírio. Viva Iemanjá!!!!

Peixe com cobertura de “tomate especial”, crosta de farelo de pão e purê de banana

Ingredientes (6 pessoas)

Purê de banana da terra
- 1,5 kg de banana da terra
- 200g de manteiga sem sal
- 1caixinha de creme de leite
- ½ limão tahiti
- sal e pimenta a gosto

Peixe com crosta
- 1,5 kg de robalo (cherne ou congrio)
- 1 bisnaga de pão
- 400g Tomate seco
- 4 dentes de alho
- 1 Limão siciliano
- 40g Parmesão
- 1 Pimenta Dedo de Moça
- 1 maço de manjericão
- 3 ramos de alecrim
- azeite
- sal e pimenta a gosto

Preparo

Purê de banana da terra
- Lave as bananas e corte as pontas doos dois lados. Levemente, esfregue um limão para que a banan não fique escura

- Em uma panela com água quente, coloque as bananas para cozinhar com casca e tudo. Deixe em fogo alto por 15 minutos. Espete a banana para checar se elas estão amolecidas.

- Caso sim, escorra a água. Ainda quentes, descasque as bananas com uma faca. Amasse em um recipiente.

- Caso queira uma textura mais “líquida” (tipo mousseline), bata as bananas amassadas no liquidificador com um pouco de água. Transfira para a panela e acrescente a manteiga, creme de leite (opcional) e tempere com sal e pimenta a gosto

Peixe com crosta
- Dentro de um processador (ou liquidificador), coloque o tomate seco, 2 alhos, raspas da casca do limão siciliano, o suco do limão siciliano, manjericão e alecrim (previamente lavados), o queijo parmesão e a pimenta dedo de moça sem as sementes.

- Bata tudo no liquidificador/processador, experimente e regule o sal e a pimenta.

- Você vai precisar usar o liquidificador de novo. Lave-os bem e o seque. Nele, parta a bisnaga de pão com 2 dentes de alho até tudo vire farelo. Reserve-o.

- Corte o filé do peixe branco (robalo, cherne ou congrio) em postas para 1 pessoa. A largira de três dedos. Tempere-os com sal e pimenta. Sele-os rapidamente em uma frigideira com azeite bem quente. Retire e reserve-os.

- Pré-aqueça o forno por 15 minutos a 180ºC.

- Monte em uma assadeira as postas do peixe. Em cima, coloque a pastade tomate e afins. Por último, faça uma camada do farelo de pão e jogue um fio de aziete por cima. Leve as postas de peixe para o forno e deixe por 15 minutos.

- Depois, é só montar o prato e servir.

Nenhum comentário: