segunda-feira, 12 de março de 2012

EU RECOMENDO // Colômbia de mil sabores – parte 1


Por Alexandre Albanese e Otávio Soares (*)
Convidados especiais do Gastronomix

Confira as aventuras dos sócios-proprietários do Nossa Cozinha Bistrô em Bogotá. Uma série em três capítulos. Os dois próximos capítulos serão publicados no domingo (18/03) e segunda (19/03). Um relato exclusivo para o Gastronomix!

CAPÍTULO 1
“Fui convidado a fazer um festival gastronômico de comida brasileira em Bogotá (Colômbia). Não posso negar que a primeira ideia que me passou na cabeça foi “Colômbia?”. Errei, errei, mil vezes, errei!!!!! Temos de reconhecer quando somos ignorantes sobre algo. Bogotá é um lugar fantástico! (Clique aqui e assista a um vídeo sobre Bogotá)

Chegamos, eu e Otávio, meu sócio, ao hotel JW Marriot (os hotéis com a sigla “JW” são os “top of mind” da rede Marriott) e nos apresentaram a brigada de trabalho do restaurante onde aconteceria o festival. Não posso negar que me deu um “friaco” na espinha, senti aquela faixa amarela descendo do topo da minha cabeça até meus pés, tipo desenho animado dos bons tempos.

Cozinhamos por seis dias: um coquetel de inauguração do evento para 200 pessoas e mais cinco dias de almoços e jantares. De “churrasquinho de gato” com vinagrete e farofa à xinxim de galinha, tudo foi servido com grande sucesso.

Entre driblar o problema com a altitude (me deram até chá de folha de coca para tomar), as diferenças dos ingredientes (no dia da feijoada, apareceram com repolho achando que era couve, cuidado com o Google translator). A língua que para usar tecnicamente na cozinha se tornara mais complicada que o meu “portunhol”. Tivemos momentos ótimos em alguns restaurantes dessa capital surpreendente.

O primeiro domingo, de folga, o IBRACO (Instituto Brasil Colômbia) nos mandou um motorista para rodar os pontos turísticos mais bacanas. Foi tudo muito rápido, me senti naquelas excursões de promoção : “Conheça a Europa e suas cores, setenta e quatro cidades em 3 dias” “Olha aquela obra de Bot....... “ E lá se foi o Museu de Fernando Botero (um dos meus preferidos), “abraça a lhama para uma foto!” Quase arranquei o pescoço da coitada. O impressionante Museu do Ouro foi checado e admirado.

No final, há há.. Fomos a Mont Serrat, o topo de uma montanha que só temos acesso por teleférico, trenzinho ou caminhando (Ah ta!!!!), fomos de teleférico. Vista linda da cidade, fila de espera de 2 horas para regressar e um coloca e tira casaco danado (a temperatura variava de azul ártico à quente da boca do dragão no intervalo de dois minutos)

Me rendi às arepas (foto abaixo) da tiazinha que as vendia ali mesmo no quiosque, que DELÍCIA!!!!! Era um tipo de panqueca feita de massa de milho amarela e queijo derretido (existem vários tipos de arepas, inclusive feitas com milho branco).

Calma...que ainda tem mais... O melhor da gastronomia internacional da cidade fica nas zonas Rosa, G, T e Parque de la 93. Usaquém e La Candelaria também oferecem bons restaurantes e bares. Nessas áreas, o turista irá encontrar restaurantes com todos os tipos de cozinha, inclusive comida típica”.

GUIA DE ÁREAS GASTRONÔMICAS EM BOGOTÁ
Zona Rosa -
Fica na zona norte da cidade, entre as calles 79 e 85 e as carreras 11 e 15, perto do Centro Comercial Andino.

Zona T - Calçadão em formato de T, onde carros não podem entrar, é a região da cidade onde estão os melhores restaurantes, lojas de estilistas e os mais badalados bares e discotecas.

Zona G - Zona da cidade que foi apelidada de Gourmet. Lá é possível encontrar os melhores restaurantes da cidade de todos os tipos de cozinha.

Parque de la 93 - Os restaurantes ficam ao redor da praça. É possível encontrar todos os tipos de cozinha e bares. Calles 93A a 93B entre carreras 11A e 13.Zona U - Usaquém abriga grande quantidade de bares e restaurantes de comida típica e internacional, espalhados pelas vielas e ruas mais estreitas do bairro e ao redor de uma charmosa praça, onde está localizada uma igreja. Durante o dia, é possível aproveitar o passeio pelo bairro e pelo Mercado de las Pulgas para conhecer a gastronomia do local.

Museu Botero
Calle 11 números 21-93
Cundinamarca
Bogotá - Colômbia
Telefone: (0)3431215

(*) Chef Alexandre Albanese e Otávio Soares são sócios-proprietários do Nossa Cozinha Bistrô, em Brasília. Clique na página e conheça: http://nossacozinhabsb.blogspot.com/.

Nenhum comentário: