domingo, 18 de março de 2012

EU RECOMENDO // Colômbia de mil sabores – parte 2


Por Alexandre Albanese e Otávio Soares (*)
Convidados especiais do Gastronomix

Confira os dois últimos capítulos das aventuras dos sócios-proprietários do Nossa Cozinha Bistrô em Bogotá. O último capítulo será publicado amanhã (19/03). Um relato exclusivo para o Gastronomix!

CAPÍTULO 2

“Depois da espera, eis que surge o nosso bondinho. Entramos, fecharam as portas e a trapizonga começou a descer, até que.... Parou! Isso mesmo, o treco PAROU!!!!! Fingi que estava calmo e filmei o meu sócio, que não tinha nada de fingimento, o bicho estava em desespero, KKKKKK, foi ótimo!! Foi só um falta de luz temporária, 5 minutos pendurados numa cestinha de pão me pareceram uma eternidade.

Ok, muita aventura para um dia só, isso dá fome! O ponto final do motorista seria no hotel, pedimos que parasse num lugar diferente. Usaquén foi o lugar escolhido, onde comer? Well... Parei na rua e perguntei para uma família que passava qual era o restaurante com a comida mais típica colombiana naquela área (acho legal fazer isso, me sinto meio irresponsável), me recomendaram a Casa Vieja.

O Casa Vieja encontra-se numa rua muito interessante, cheia de bares em volta e manifestações artísticas por todos o lados, tinha até um pub irlandês com dança e música típica na rua, sucesso.

O restaurante é um casarão que muito me lembrou as boas casas do Rio de Janeiro dos anos 80. Lá dentro, um bom número de mesas e decoração sóbria, muita madeira e parede branca. Chegamos tarde, mas pegamos a última música de um grupo que tocava e cantava (não me perguntem o ritmo, estava tudo bagunçado na minha cabeça, mas acho que era uma rumba romântica?????).

Cardápio bem vasto com muitas opções da culinária clássica colombiana. De picada (entrada), fui de morcilla com arepa. É um outro tipo, desta vez feita com farinha de milho branca e passada na plancha (chapa), parece um bolinho chato que acompanhava essa lingüiça feita de sangue e muito alho, DIVINO!!!!

Otávio foi de “arepitas rellena”, “rellena” significa recheada, são as ditas novamente recheadas com carne de porco, ovos e lingüiça com feijão, claro que roubei algumas e amei, meu próximo pet se chamará arepa!

Prato principal: pedi um “ajiaco com pollo” (fala-se “arriaco com poio”) Aliás, pollo é a primeira palavra que vocês ouvirão e memorizarão ainda dentro do avião no Brasil. A comissária da TAM passa com aquele carrinho gritando “pasta ou pollo, pasta ou pollo, pasta ou pollo” ininterruptamente até que você sinta vontade de se jogar dali mesmo. É traumático e inesquecível.

Sim, o Ajiaco é uma sopa feita com milho, frango, batata, creme fresco, alcaparrras, pedaços de abacate e arroz. É um cozidão (lembrando aqui me deu água na boca)! Os sabores se combinam de uma forma única.

O prato do Otávio foi o “puchero santafereño” (foto acima). Um tipo de comida bem rústica estilo carne assada, vem com carne de porco, boi, frango e lingüiça. Os acompanhamentos são banana (plátano), batata, mandioca e molho apimentado. Estava muito saboroso. Fomos apresentados a comida colombiana com muita dignidade. A conta total saiu por uns R$130,00 para os dois, ótimo custo/benefício

Obviamente, depois disso tudo, não pedimos sobremesa, caminhamos pelas ruas de Usaquén, visitamos o Mercado das Pulgas (achei meio fraquinho), vimos vários artistas se exibindo ali mesmo na rua e começamos a nos surpreender com a cidade. Limpeza, organização e a educação das pessoas me chamou muito a atenção.

Ressalva apenas para o trânsito, que me pareceu um dos mais loucos que já vi. Buzinaaaaaaaaaaaa, seta pra lá, carro pra cá... Carro na frente passa pra trás, quase um kama sutra do trânsito, mas parece que eles se entendem. Voltamos ao hotel com sensação de dia muito proveitoso.

Na parte térrea do hotel, tem um Café Juan Valdez - já conhecia essa marca de café da época que morava em Washington DC. Eles tinham uma loja no térreo do prédio da OAS em Downton e faziam muito sucesso pela qualidade do café. O que me surpreendeu foi ter visto o intercâmbio de informações com os EUA, pois em troca de terem levado um bom café para a capital americana, trouxeram a logística e marketing das grandes empresas de lá, essa loja de Bogotá me lembra um Starbucks com upgrade, tudo é muito bem feito. Croissant, bolos, pães, parfaits...

Ainda eles têm uma boutique com a própria marca, fiquei tão apaixonado que trouxe: avental, camiseta (viajei de volta com ela), cafeteira elétrica com pods, café em grão.

O lugar é um charme, tem uma área interna com a boutique e o café com algumas mesinhas mais baixas com poltronas com aquele ar “sinta-se em casa”. Já na área externa eles ocupam com um deck de madeira, mesinhas metálicas e cadeiras de rattan sintético, para os friorentos a casa disponibiliza aquecedores à gás, a cobertura de lona náutica branca e estrutura metálica impressionam pela modernidade que contrasta com o enorme muro de pedra. Juan Valdez é um “must go” em Bogotá”.

Casa Vieja
Av. Jimenez 3-63 - Zona G
Bogotá - Colômbia
Telefone: 342 6752
Site:
http://www.casavieja.com.co

Juan Valdez
http://www.juanvaldezcafe.com/

(*) Chef Alexandre Albanese e Otávio Soares são sócios-proprietários do Nossa Cozinha Bistrô, em Brasília. Clique na página e conheça:
http://nossacozinhabsb.blogspot.com/.

Nenhum comentário: