quarta-feira, 21 de março de 2012

AO PÉ DO OUVIDO// Delícia de música

Por Rosualdo Rodrigues

Já faz algum tempo que ouço o disco Jazmine, de Camilla Inês, e, não sei por que cargas d’água, ainda não escrevi sobre ele aqui no blog. Camilla bem que merece. Ta
mbém merece o leitor que dá crédito às recomendações da coluna. A cantora é pernambucana radicada em Brasília e, neste que é seu primeiro disco, canta standards de jazz de modo tão pessoal quanto é possível quando se interpreta músicas que são conhecidas de cor e salteado em outras vozes.

Jazmine chama a atenção, primeiro, pelo esmero da embalagem, que traz no projeto gráfico referências à era do rádio e CD imitando um vinil — com direito a sulcos e faixas separadas. Depois, surpreende pela qualidade do conteúdo, conhecidos exemplares do jazz reinventados por uma intérprete segura e com arranjos modernos, que mesclam influências e preferências de Camilla com as dos dois produtores — o baterista Misael Barros e o tecladista Ed Staudinger.

“O Ed tem muito de soul, de black music; Misael é mais voltado para o jazz, música brasileira… E eu entrei com minha linguagem do cool jazz”, explica a cantora, que escolheu para o disco clássicos Speak low, Tenderly, In a sentimental mood, My funny Valentine e Cry me a river, além da bossanovista Eu e a brisa e uma inédita, Indecisão, composição de Veralúcia Sampaio, mãe de Camilla.

São sete faixas. O disco termina e a gente acha pouco. “A ideia era essa, deixar um gosto de quero mais”, brinca Misael. Por isso mesmo, Jazzmine é identificado no rótulo como “lado A”, dando a entender que o outro lado está por vir. Já a decisão ousada de gravar músicas conhecidas nas vozes de grandes intérpretes é fruto da intuição: “Essas músicas são referências. Embora eu ouça muito música brasileira, o jazz é o que mais me arrebata. Não consigo definir…”, diz ela.

E para quem não se contentar em ouvir o disco, tem o projeto Lá em Casa tem Jazz, evento itinerante que leva a reuniões particulares a apresentação do quarteto formado por Camilla, Misael, Oswaldo Amorim (contrabaixo) e Serge Frasunkiewicz (piano). Em clima intimista, eles tocam o repertório de Jazmine e muito mais. Para quem quiser se dar ao luxo, o contato é laemcasatemjazz@gmail.com
.

Nenhum comentário: