segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

EU RECOMENDO // Delícia, assim você me mata!


Por Hélio Albuquerque (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Delícia, delícia, assim você me mata!!!! Ai se eu te pego, ai ai, se eu te pego...”.Neste verão, com o hit “Ai se eu te pego” bombardeando nossas cabeças, conheci dois restaurantes fantásticos, peculiares e absolutamente diferentes em minhas andanças por Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O primeiro chama-se Taste-Vin, aberto em 1988 em Belo Horizonte (MG). Conhecido e reconhecido por sua excepcional cozinha francesa possui o proprietário, chef e sommelier Rodrigo Fonseca a frente das criações gastronômicas e da exclusivíssima carta de vinhos.

A grande atração do Taste-Vin são os aerados soufflés, tradição na casa desde sua abertura que, lindamente apresentados, nos convidam a devorá-los com os olhos antes mesmo da primeira garfada. Além dos soufflés, espetaculares criações do chef completam o cardápio do charmoso restaurante.

Em minha passagem por lá, pedi camarões ao creme com um toque de curry e açafrão, acompanhado, é claro, por um soufflé de alho-poró, que por sugestão do chef, recebeu queijo gruyère.

O que dizer??? Delírio??? Isso... Simplesmente um delírio.

Seguindo viagem, ainda sobre o hit do verão, aportei no Rio de Janeiro, cidade natal, maravilhosa e cheia de encantos mil... Sempre achei que em se tratando de gastronomia, para uma noite ser maravilhosa ela tem que agregar três ingredientes... Boa companhia, belo ambiente e excelente comida.

Para tanto, indico no Rio o restaurante DUO, que acaba de completar um ano ali no Jardim Oceânico, Barra. Excelente comida e belíssimo ambiente eu posso garantir, mas a companhia, deixo por conta de cada um de vocês... As minhas foram maravilhosas.

Com o propósito de oferecer uma tradicional cozinha Italiana, os sócios Nicola Giorgio e Dionísio Chaves convidaram o chef Michele Del Mônaco para criar o cardápio do restaurante, que além da sofisticada carta de vinhos, possui um projeto fantástico assinado por Miguel Pinto Guimarães e impecável luminotecnía de Maneco Quinderé.Por sugestão de uma prima, pedi um gnocchi com crosta de pizza, experimentando assim, o mais sensacional, suave, bem apresentado e delicioso gnocchi que já comi em minha vida.

Cortada em minúsculos pedaços, a massa vinha coberta por uma fina camada de massa de pizza, o que além de manter a temperatura do gnocchi, trazia ao mesmo, uma textura crocante a cada garfada. Indescritível!!!!

Outra sugestão foi o maltagliate com javali, mas este, eu vou deixar para a próxima ida ao Rio, ficando por aqui com o hit, que no mínimo, marcou “divertidamente” minha temporada gastronômica... Delícia, delícia, assim você me mata!!!

TASTE-VIN
Rua Curitiba 2105
Lourdes – Belo Horizonte
Tel: (31) 3292-5423
http://www.tastevin-bh.com.br/

DUO
Av. Érico Veríssimo. 690
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2484-4547
http://www.duorestaurante.com.br/

(*) Hélio Albuquerque é arquiteto. Carioca, nascido em 1966, ele se mudou para Brasília em 1973. Voltou ao RJ onde cursou faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Santa Úrsula. Em 1996, associou-se a colega Sônia Peres e, de lá pra cá, trabalham juntos em projetos – muitos deles, premiados.

Nenhum comentário: