quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AO PÉ DO OUVIDO// Podes crer, amizade!

Por Rosualdo Rodrigues

Quantas músicas sobre o amor você conhece? E quantas sobre a amizade? Nem precisa fazer as contas. As canções de amor são infinitamente mais numerosas. Sem pensar muito, cite uma música sobre amizade que não seja Canção da América, do Milton Nascimento. Não sai assim tão fácil, não é? Meu caro amigo, do Chico Buarque talvez... Mas essa, apesar do título, é mais uma crítica ao quadro geral do país de então do que uma exaltação ao sentimento fraternal...

Os compositores, ao que parece, não encontram na relação de amizade uma fonte tão inspiradora quanto são os prazeres e dissabores da relação de casal. De certa forma, refletem assim um pensamento generalizado, que tem o encontro do par romântico como essencial á felicidade e coloca em segundo patamar de importância o afeto desses “irmãos que a gente escolhe”, como dizem por aí. Aqui e acolá, porém, alguém lembra que não é à toa que falam que "mais vale amigo na praça que dinheiro no banco".

Nesse quesito, Roberto Carlos até que está bem na fita. Ele já disse que quer ter um milhão de amigos em Eu quero apenas, e fez Amigo e Amiga. A primeira foi dedicada ao parceiro Erasmo Carlos (“você, meu amigo de fé, meu irmão camarada”) e a segunda é aquela que ele canta em dueto com Maria Bethânia (“Amigo, eu te agradeço por você sofrer comigo, mas se você chorar choro contigo, amigo é pra essas coisas, estou aqui”).

O rei carrega um pouco na carga de emoção, é fato. Mais bonita é a singeleza poética de Amizade sincera, de Renato Teixeira, que gravou a música com Dominguinhos (“Por isso, se for preciso, conte comigo, amigo, disponha, lembre-se sempre que, mesmo modesta, minha casa será sempre sua”). E Milton Nascimento tem uma, não tão conhecida quanto Canção da América, mas que, para mim, é imbatível na tradução da felicidade que é reconhecer a verdadeira amizade: Que bom amigo (“Que bom, amigo, poder saber outra vez que estás comigo; dizer com certeza outra vez a palavra amigo; se bem que isso nunca deixou de ser”).

Embora raras, deve haver outras, claro. Quem se lembrar de alguma, me diga, por favor. Vamos fazer uma lista tipo “cancioneiro da amizade”. Se as canções de amor acentuam em nós o desejo de amar alguém, quem sabe ouvir essas músicas não acende o sentimento fraternal de que tanto precisamos para sobreviver nestes dias estranhos?

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom. mas faltou exemplo internacial. como you got a friend do james taylor.