quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

GASTRONOMIX// Discreto charme em Ipanema

Por Rosualdo Rodrigues

O guia Rio Show, de O Globo, indicava um prato chamado Tesouro do Mar (lascas de salmão em marinada de cebolas e ervas, moedinhas de batata com flor de sal, sour cream, ciboulette e farofa de bacon). Água na boca, fui atrás de tal indicação e acabei me deparando com algo mais. A descoberta vale ser compartilhada, ainda mais nestes dias em que meio mundo está tomando a direção do Rio de Janeiro: o Restô, em Ipanema. Um bistrô charmoso, com boa comida, preços justos e em área tranquila — entre a praia e a Lagoa.

O primeiro ponto positivo do lugar é o despojamento charmoso do ambiente. O Restô fica na esquina da Joana Angélica com a Nascimento e Silva, e tem janelas amplas por todos os lados, plantas ao redor e uma decoração aconchegante, com muitas referências retrô, inclusive nos tampos das mesinhas — suficientes para dois, mas que podem ser ajuntadas sem problema no caso de um grupo maior.

O cardápio elaborado pelo chef Tande Bittencourt foi (é, na verdade) atraente o bastante para me fazer esquecer a dica do jornal e direcionar a atenção para outros pratos. Como os pastéis de shitake com queijo brie -- que se incluem entre os chamados aperrôs, espécie de tapas, que servem como um abre alas pro apetite – mas que foram pedidos no lugar da entrada, vencendo a disputa com o pot-pourri de bruschettas (foto abaixo). A massa é a de pastel tradicional, nada demais, mas o recheio é saboroso e as seis unidades da porção são de bom tamanho. Para a saída, satisfazem dois, sem problema.

O prato principal foi assim: Luciano, que estava comigo, escolheu o Farfalle Mama Moderna (massa com cubinhos de frango salteados, berinjela, tomate cereja, pistache, alcaparras e hortelã) e eu fui de Dourado ao Pesto de Menta (acompanhado de ratatouille mediterrânea, feita de alho poró, abobrinha, berinjela, tomate cereja, petits pois e cebola). Ambos corretos na feitura e com uma combinação de sabores tão apreciável quanto a descrição sugere.

Este aqui é Pato Loh (magret de pato grelhado com coxa confit, purê de maçã ou de batata barôa e molho de champignon), anunciado como um clássico da casa.

Voltando ao pedido, a junção dos ingredientes que vêm na massa, por exemplo, resulta num sabor acentuado mas ao mesmo tempo bastante leve. No calorão do verão carioca, aliás, prato perfeito. No dourado, chama a atenção a sutileza com que a menta se apresenta no pesto – não, você não vai sentir como se estivesse comendo peixe com Halls. Se não quiser arriscar, tente o Robalo em Crosta de Amêndoas da foto abaixo (cozido no vapor sobre purê de cenoura e coentro, servido com molho de laranja e gengibre, acompanhado de aspargos verdes frescos sob molho hollandaise).

Somam-se a isso um atendimento eficiente e — o que torna tudo melhor ainda — uma conta que não sai alta. Para se ter ideia: porção de pasteizinhos, pratos principais, vinho, água e cafezinho saíram por R$ 205. Ah, e ficou de fora a sobremesa. Pedimos uma só, o Escondidinho de Goiabada com Queijo, que não é um mero romeu-e-julieta, devido à deliciosa cremosidade tanto do doce de goiaba quanto do creme de queijo que o cobre, acrescidos de uma crosta açucarada feita no maçarico. Outra sobremesa, na foto abaixo: Profiteroles de Nutella (bombinhas recheadas com Nutella, com bola de sorvete de baunilha, calda de chocolate, finalizado com chantilly).


Mais uma coisa boa: a casa tem pratos menores para quem não tem tanta fome, inclusive sobremesas. E, para terminar, um ponto negativo: a carta de vinhos não tem opção de rótulos mais em conta para quem não é lá tão exigente nesse quesito. O mais barato (caso do Carmen Classic 2009 Carmenére que pedimos) custa R$ 60.

SERVIÇO
Restô Ipanema
Rua Joana Angélica, 184
Rio de Janeiro
Tel: 21 2287-0052
www.restoipanema.com.br

Um comentário:

Gabriela Wolthers disse...

Gostei da dica, Rodrigo. Eu e o Ryff estamos planejando ir lá ainda nesta semana. Depois te conto como foi. bjs grandes