segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

EU RECOMENDO // Uma certa esquina do mundo


Por Nicole Tassis e Gustavo Tannus (*)
Convidados especiais do Gastronomix

“Tudo pronto para o réveillon: passagens reservadas, convite para a festa comprado, planos feitos...São Paulo me aguardava....até que Gustavo entrou na minha sala, trazendo as esfirras de escarola com castanhas mais gostosas que eu já havia comido em minha vida e sem nenhum constrangimento, ordenou: estou indo passar o Réveillon na cidade do Cabo e você vai comigo!

Me submeti ao mandamento sem nenhuma resistência....a parte mais difícil foi ter que ligar para os amigos de São Paulo e mostrar a minha verdadeira face: uma pessoa fraca, incapaz de resistir a um bom chamado!!!!!

Não cabe aqui falar das paisagens vertiginosas e encostas dramáticas...das vinícolas que não deixam nada a desejar às regiões mais tradicionais do Sr. Baco...Não mencionemos a cidade linda, limpa e preparada para receber os visitantes...desnecessário citar o magnifico parque ecológico aonde ela se situa...bobagem...deixemos isto para as revistas especializadas! Vamos falar das pausas, pois como bem disse o poeta, “a vida é feita de pausas...” e a Cidade do Cabo nos propicia pausas inesquecíveis.

Tomar café da manha no Mozart (nem tão manhã assim...) e comer um frugal tostado com ovo e bacon lindamente apresentado com um suquinho de laranja e uma tacinha de espumante pra brindar o dia?... nas férias podemos tudo!!!

Degustar o tradicional chá da tarde no Mount Nelson Hotel, considerado pelo The Times, de Londres, como o melhor Chá do mundo. É mandatório, não nos esqueçamos que estamos numa antiga colônia britânica e eles entendem do riscado!!!

Comida Indiana??? O Bukhara te transporta pra lá com muita dignidade. Comida Indiana de primeira: rack de cordeiro no forno tandori e pão de nam...molho de iogurte com Hortelã...sopa de lentilhas...camarão com Garam Masala.... Em reverência devemos comer ajoelhados e rezando... (esta indicação preciosa foi da dona do Restaurante Natural Tribo aqui de Brasília, mas que é Sul Africana).

Chinês
moderníssimo? Haiku: pato laqueado com panquecas, dim suns, crysp sweet and sour meat. Desculpem, babei no teclado.

Cozinha contemporânea com vista magnífica? The Salt: a melhor truta salmonada da minha vida!!!! Um espaguete digno deste nome e com perfeitas lagostas.

Mariscada com produtos dali da frente? No Jazz (Camps Bay), onde você come uma mariscada e tem vontade de aplaudir a música ambiente que faz jus ao nome do lugar – jazz de primeira a noite toda.

O kingclip - peixe típico da região, de carne alvissima, firme e macia ao mesmo tempo - é figurinha fácil em todos os restaurantes da Cidade do Cabo, mas no The Kove vem junto com muito charme e com um Watermelon Martini capaz de embebedar até uma ex abstêmia como eu...yummy!!!

Ah... estas pausas benditas!!!!”

Mozart
37 Church Street
Cape Town - África do Sul
www.themozart.co.za

Mount Nelson Hotel
76 Orange Street
Cape Town - África do Sul
Telefone: 021 483 1000
www.mountnelson.co.za

Bukhara
33 Church Street
Cape Town - África do Sul
Telefone: 021 424 0000
www.bukhara.com/

Haiku
58 Burg Street
Cape Town – África do Sul
www.haikurestaurant.com

The Salt
The Ambassador Hotel34
Victoria Road
Bantry Bay - Cape Town

The Kove
Shop 2A, The Promenade
Victoria Road
Camps Bay – Cape Town
www.thekove.co.za

(*) Nicole Tassis administra a Forma – Centro de Laser e Estética. Gustavo Tannus é médico e colecionador de arte.

Um comentário:

Nina Tassis disse...

Nossa! Com esta resenha, dá vontade de fazer uma pausa de 1 mês e ir correndo para África do Sul!
Ótimas dicas, Nicole!
Beijos