segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

EU RECOMENDO // O que é que a Austrália tem


Por Raquel Costa e Renata Mello (*)
Convidadas especiais do Gastronomix

“Todo mundo fala que a Austrália tem muito do Brasil. E tem mesmo, principalmente a diversidade, que se estende das pessoas aos restaurantes.

Estive em cinco cidades australianas com minha amiga Renata e comemos de tudo um pouco, em lugares caros e baratos, mas, igualmente deliciosos.

Primeira parada: Brisbane. Delícia de cidade, com opções gastronômicas para todos os gostos. De cara, fomos ao Tukka Restaurant (
http://www.tukkarestaurant.com.au/) comer comida australiana: carnes de canguru, ema e crocodilo. Deliciosas! As carnes são macias, suculentas e saborosas. A de canguru especialmente, por ser uma carne magra, deve ser comida malpassada, para não virar um tijolo. Os vinhos australianos são fantásticos e combinam bem com as opções de menu. De sobremesa, comemos um combinado (Tukka mixed dessert plate, esse da foto) simplesmente divino!

Partimos para Adelaide, a quinta maior cidade australiana, com opções interessantes para ver e comer. Se passar por lá, não deixe de ir se esbaldar na Pancake Kitchen (
http://www.theoriginalpancakekitchen.com.au/), aberta 24h com panquecas variadas e deliciosas. Mas a recomendação que fica é o chinês Ding Hao. Carne de pato (macia e bem temperada) e o arroz frito mais delicioso da face da terra. Sem exageros. Já faz dois meses que comi e até hoje sonho com ele.

Em Melbourne, recomendo o Barcelona Spanish Tapas Restaurant (
http://www.barcelonamelbourne.com.au). Apesar das tapas nomearem o lugar, vá de paella. Comemos a de frutos do mar, que vem com um limãozinho para quem quiser incrementar o tempero. Como toda boa comida espanhola, a paella é um prato quente, apimentado no limite certo.

Em Canberra, a capital australiana, a dica é tomar café da manhã no Hyatt (
http://canberra.park.hyatt.com). Fizemos isso depois de uma deliciosa volta de balão. Além da exuberância do hotel, que é lindo, o café da manhã tem dezenas de opções, quentes e frias, com sucos, cafés, chás... Vale à pena. É quase um brunch!

Por fim, Sydney. Além de ter um local específico cheio de restaurantes – Darling Harbour -, as boas opções estão espalhadas pela cidade. Para manter a diversidade, comemos em restaurantes italianos, chineses, árabes. E no grego Medusa Greek Taverna (
http://www.medusagreektaverna.com.au/). De entrada, não deixe de pedir o Tzatziki (iogurte, pepino e alho, acompanhado de pãozinho quente) e o charuto de folha de uva (que, confesso, não me lembro do nome). E de prato principal, coma qualquer dos pratos de cordeiro. Vai por mim, não tem como se arrepender”.

Ding Hao
26 Gouger Street
Adelaide - Australia
Tel: (08) 8211 7036

Tukka145B
Boundary Street, West End QLD 4101
Brisbaine - Austrália
Tel: (07) 3846 6333

Barcelona
25 Fitzroy St
St Kilda 3182 VIC
Tel: (03) 9525 4244

Medusa
2 Market Street
(Corner of Kent & Market Streets)
Sidney - Austrália
Tel: (02) 9267 0799

(*) Raquel Costa é jornalista e trabalha com redes sociais. Renata Mello é publicitária e passa uma temporada na Austrália com os cangurus.