sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

DRINK_ME // Sazerac e Vésper


Por Juliana Raimo

Quando leio uma receita de drink que parece ser delicioso, vou direto para a ficha técnica para saber se posso executá-lo, se tenho todos os ingredientes. Vira e mexe, me deparo com algo que não se encontra no Brasil. O desânimo toma conta e fico frustrada. Recentemente, aconteceu isso comigo quando queria montar o drink Moscow Mule, que leva ginger beer – e a danadinha não existe por aqui.

Na semana passada, um casal de amigos queridos que mora no Estados Unidos me deu de presente duas bebidas não encontradas por aqui. O regalo proporcionou muitos drinks incríveis! Obrigada Tom e Isa.

Ganhei um vermute chamado Americano, Aperitivo Cocchi, receita de 1891. Já me animei pensando em fazer o drink Vesper, uma vez que ele se assemelha ao aperitivo Lillet.

E uma pequena garrafinha com um rótulo lindo, também de produção muito antiga (1886) chamada Peychaud’s (uma espécie de bitter). Com este último, podemos fazer o clássico Sazerac, delicioso.

Vamos às receitas:

Sazerac

- Em um copo old fashioned, coloque um cubo de açúcar e cinco gotas de Peychaud’s. Massere os dois juntos. Adicione 100ml de Whiskey (Old Overholt ou Bourbon). Acrescente gelo e mexa.

- Em outro copo, adicione gotas de absinthe ou ricard pastis para aromatizar o mesmo. Jogue for a o excesso. Neste copo, sirva o Whisky (sem o gelo) e decore com um zest de limão siciliano.

Vésper

- 90ml de Gin (Gordon’s originalmente)
- 30ml de Vodka
- 15ml de Lillet Blanc (french vermouth)
- Casca de limão siciliano para decorar

Preparar na coqueteleira com gelo, servir em copo martini previamente gelado, adicionar um zest de limão siciliano e decorar com uma lasca da casca do próprio limão.

Observações
- Kina Lillet é um aperitivo de vinho branco feito em Podensac, uma cidadezinha da região de Bordeaux, na França. Ele tinha um sabor amargo porque continha quinino (daí o nome Kina), mas a quantidade de quinino da receita original foi reduzida em 1986. No entanto, a bebida existe até hoje no mercado mas agora com o nome de Lillet Blanc.

Agradecimento: Isa e Tom e ao barman Ale D’agostino

Nenhum comentário: