segunda-feira, 7 de novembro de 2011

EU RECOMENDO // Vamos pra África do Sul


Por Luiz Maurício Navarro (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Durante muitos anos, a África do Sul era conhecida pelo seu regime de Apartheid, pelas desigualdades sociais e raciais e por suas riquezas minerais. Nos últimos anos, o país conseguiu mostrar ao mundo que é bem mais do que estereótipos e hoje é uma das grandes economias emergentes do Mundo – o S dos BRICS.

A Copa do Mundo de 2010 mostrou a todos um país com grandes avanços em infraestrutura e uma diversidade cultural comparável a poucos outros lugares no mundo. Um país exótico e rico em belezas naturais, pronto para receber turistas de todo o mundo. Assim, por que não passar o Ano Novo 2010/11 na Cidade do Cabo?

Cartão postal do país, a Cidade do Cabo é sem dúvida a cidade mais cosmopolita da África, com praias e paisagens de tirar o fôlego, uma fauna deslumbrante que vai de pinguins antárticos, tubarões brancos, avestruzes, babuínos e até safaris onde podemos ver os famosos 5 grandes da África.

Ponto de encontro do grand monde europeu, a Cidade do Cabo reúne inúmeras opções gastronômicas, desde a mais fina cozinha local a sofisticados restaurantes de culinária internacional, passando por cafés descolados e pubs no melhor estilo londrino. Recomendo bastante conhecer e jantar no Mama África Restaurant com grande variedades de pratos típicos da região (178 Long Street).

No entanto, para passar uma noite em grande estilo, não há opção melhor que o Nobu. Localizado no One & Only Hotel (sim, este é o nome do hotel), provavelmente o mais sofisticado da cidade, o Nobu da Cidade do Cabo é parte de uma das mais requintadas cadeias de restaurantes do mundo. Criado pelo chef Nobu Matsuhisa e famoso pela sua cuisine japonesa contemporânea, o Nobu deslumbra a partir do momento em que se entra no restaurante sendo surpreendido pela decoração do Lounge e do bar.

Como o Nobu foi a opção para o jantar do dia 1 de janeiro, a reserva foi feita com antecedência, mas mesmo assim a espera pela mesa foi longa. Mas quem se importa em esperar naquele Lounge tomando whiskey sours, provavelmente um dos melhores que já provei na vida, e conversando com amigos? Depois do terceiro ou quarto whiskey sour e já quase esquecendo a fome, fomos convidados para a mesa. O cardápio tem opções de menus de degustação, o que super recomendo, e foi o que todos escolhemos.

Passados alguns minutos, a Maitre d’, uma simpática e elegante francesa (como não?) veio até a mesa e nos informou que, devido ao horário e ao grande fluxo de clientes durante o dia, eles não teriam como servir nenhum dos menus de degustação de modo completo, já que alguns ingredientes tinham acabado.

Assim, como maneira de se desculpar por essa falha imperdoável, ofereceu como opção cobrar um menu por pessoa e servir distintos pratos do cardápio enquanto tivéssemos fome. A partir desse momento, passou a chegar uma série de pratos maravilhosos que comíamos sem ter ideia dos ingredientes. Tudo isso sem deixar de lado o whiskey sour que, apesar de não ser a melhor opção para acompanhar um jantar japonês, ninguém conseguia largar.

Depois dos diversos pratos de sobremesa, percebemos que éramos os últimos no restaurante, mas quem queria ir embora? Enfim, começar o ano jantando no Nobu é certeza de um 2011 de sucesso”.

Mama África Restaurant
178 Long Street
Cape Town - África do Sul

Nobu
One & Only Hotel
Dock Road - Victoria and Albert Waterfront, 8001
Cape Town - África do Sul
http://www.noburestaurants.com/cape-town/experience/introduction/

(*) Luiz Maurício Navarro adora viajar, conhece meio mundo e trabalha no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

2 comentários:

Felipe Velloso disse...

nossa, parabéns pelo seu blog rodrigo! de utilidade pública, muito interessante mesmo!

um guia completo pra quem gosta de gastronomia, seja qual for o nível!

se me permite, esse é meu blog: http://querosercozinheiro.blogspot.com/

ainda tô engatinhando, mas acho que vale dar uma olhada! abraço e parabéns!

Rodrigo Caetano disse...

Gde Felipe, adorei seu blog, cara!
Bem leve e descontraído, assim como a vida deve ser.

Me passa seu email. O meu é rodcaetano@hotmail.com. To no Facebook tb. Vamos nos falando.

Gde abs e obrigado pelo comentário
Rodrigo caetano