quinta-feira, 13 de outubro de 2011

GASTRONOMIX // Para meu pai


Amo meu pai. Ele é o extremo oposto de mim. Calmo, tranqüilo, comedido, discreto. Enfim, quem nos conhece sabe que ocupamos as pontas de qualquer escala. Cada um numa ponta. Temos uma coisa em comum, além da genética inegável: a simplicidade. De maneiras diferentes, manifestamos isso um ao outro. Por isso, resolvi fazer um jantar para ele. E o beijo e o abraço dele final do jantar representam o seu muito obrigado.

O encontro aqui em casa foi provocado por conta do aniversário dele. Não estarei presente nos seus 65 anos. Há cinco anos, quando completou seis décadas, fiz uma festa surpresa que quase o matei do coração. A maior emoção de toda a minha vida. Fico com os olhos marejados só de lembrar. Trouxe amigos que fizeram medicina com ele na década de 1970, parentes e colegas de cidades onde morou antes de chegar a Brasília. Este ano, estarei do outro lado do mundo e não podia deixar essa data tão especial passar em branco.

Quando estava de férias em Sonoma, na Califórnia, comprei um vinho especial. Só lembrava dele no momento em que comprei a garaffa. Queria muito degustar esse vinho e o momento com meu pai. Era um Old Zinfandel, feito de uma videira de mais de 100 anos. O vinho é único, espetacular. E essa motivação foi o ponto de partida para o jantar. Fiz um Tagliatelle com molho de dois tomates, muçarela de búfula e manjericão. Mais simples, impossível. A cara do meu pai.

TAGLIATELLE COM MOLHO DE TOMATE, BÚFULA E MANJERICÃO

Ingredientes (6 pessoas)
- 1 cebola e ½ ralada
- 2kg de tomates (caqui e italiano) cortados em cubinhos
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 6 bolinhas de muçarela de búfula
- 4 ramos de manjericão
- sal e pimenta a gosto

Preparo

- Em uma panela quente, coloque a manteiga e o azeite na mesma quantidade. Refogue a cebola ralada. Mexa até ficar transparente. Tempere com um pouco de sal.

- Misture os tomates picados em cubinhos. Mexa com a cebola e deixe cozinhar. O cheiro sobre maravilhosamente. Vai ficar uns 20 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.

- Por último, acrescente o manjericão picado e experimente. Estando tudo em ordem, fala a massa e sirva num prato fundo com a muçarela cortada em rodelas.

Nenhum comentário: