sábado, 15 de outubro de 2011

ABOBRINHAS // Sandubão verde


Luciano MilhomemColunista de Alimentação Natural do Gastronomix

Quando, na Inglaterra do século 18, John Montagu, o IV Conde de Sandwich, pediu a seu criado que lhe preparasse algo simples e rápido para comer, pois não queria abandonar seu jogo de cartas, e o serviçal pegou dois pedaços de pão e colocou um naco de rosbife no meio, o nobre e o plebeu jamais poderiam imaginar que legariam à humanidade iguaria que viria a ser uma das mais populares do mundo: o sanduíche. Consta que a improvisação do criado (algumas versões dão conta de que a idéia foi mesmo do patrão) agradou tanto ao lorde inglês que este nunca mais teria jantado, só comia sanduíches.

Mais de dois séculos depois, os norte-americanos, ex-colonos dos ingleses, já espalharam o sanduíche a todos os cantos do planeta. Atualmente, as maiores redes de comida rápida do mundo têm no pão recheado seu carro-chefe. Ele virou quase sinônimo de fast food. E a receita – por mais sofisticada e estilizada que seja – não altera muito a fórmula original: duas fatias de pão e um pedaço de carne como recheio. Êpa! Alguém disse carne?!

Graças à criatividade humana, nenhuma invenção pára no tempo. Não poderia ser diferente com o sanduíche. Hoje, o velho Conde de Sandwich deve se revirar no túmulo. Afinal, há cardápios onde o item principal do prato que leva o sobrenome do nobre britânico simplesmente desapareceu ou, em alguns casos, ganhou um substituto peculiar: a “carne” de soja. Vegetarianos, portanto, não precisam se privar do popular “sandubão”. Mesmo redes de lanchonete tradicionais já oferecem opção sem carne ou com hambúrguer de soja.

Em Brasília, o popularíssimo Giraffas, uma prata da casa já presente em várias capitais brasileiras e a caminho de Miami (EUA) e Ciudad del Este (Uruguai), tem no cardápio a opção “Você é o chef”, pela qual se pode escolher um “Sanduíche sem Carne”. O cliente elege, então, cinco acompanhamentos (entre nove) e um molho (há quatro tipos). Não se trata de alta gastronomia, é claro, mas a opção de pão recheado com queijo prato, cebola picada na chapa, alface americana, picles em fatia e abacaxi em calda – de preferência acompanhado daquelas saborosas e calóricas batatas fritas – pode agradar bastante.

Outra rede brasiliense da gema é o grupo Marietta, que já tem filiais em Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza, Ribeirão Preto, Salvador e São Paulo. O Marietta Sanduíches Leves conquistou a clientela com sanduíches de pão de forma especial, em formato triangular, e duas camadas de recheio que o cliente escolhe entre dezenas de opções.

Para vegetarianos (especialmente ovo-lacto-vegetarianos), há alternativas como Cream Cheese, Tomate Seco e Berinjela; Rúcula, Tomate Seco e Mussarela de Búfala; ou ainda sete combinações de queijo em fatia ou ricota com: ameixa, azeitona, berinjela, cenoura, espinafre, ovos ou salada. Para acompanhar, a casa possui farta seleção de sucos de frutas naturais ou em polpa congelada.

Do mesmo grupo, o Marvin American Burgers investe em público mais afeito às lanchonetes tradicionais. As sete lojas têm decoração inspirada nos diners americanos da década de 1950, com imagens de pin-ups nas paredes pintadas de vermelho. Da grelha suspensa sobre pedras vulcânicas, saem 18 tipos de sanduíche, fora o clássico cachorro-quente. Para os adeptos da dieta vegetariana, há o Vegetariano: carne vegetal, queijo, mostarda com ervas, molho e batatas fritas. Pouco? Quem conhece o Marvin sabe que qualquer um dos pratos do menu pode sair com carne vegetal no lugar das carnes de animal. Basta pedir. Há também a opção Treviso, com pão ciabatta, que leva mussarela de búfala e tomate seco mais abobrinha e cenoura frita no azeite.

Ainda dentro do círculo dos brasilienses natos, o Sky’s Burger, instalado na comercial da 106 Sul desde 1985, célebre por seus sanduíches tão saborosos quanto pesados – os preferidos de quem sente fome de madrugada, depois da balada – surpreendeu com o lançamento das opções Cheese Egg Burger Vegetal (pão, hambúrguer de soja, queijo e ovo), Cheese Burger Vegetal Salada (pão, hambúrguer de soja, queijo, alface e tomate) e Hambúrguer Vegetal Salada (pão, hambúrguer de soja, alface e tomate).

Curiosamente, o Sky’s oferece também alternativas estranhas aos olhos de quem segue uma dieta sem carnes, como o Super Burger Vegetal, que inclui presunto e bacon (!) na receita na qual entram hambúrguer de soja, queijo, alface e tomate. Bem... É sempre possível montar o próprio sanduíche.

Entre os não nativos de Brasília, o Subway se destaca. A ampla rede (681 restaurantes no Brasil) também já se preocupa, há tempos, em agradar quem não come carnes. Ali, o cliente também monta o próprio sanduíche, entre eles o Vegetariano. São cinco opções de pão (integral, integral com aveia e mel, italiano branco, parmesão e orégano ou três queijos), que podem ser de 15 ou de 30 centímetros; três tipos de queijo (cheddar, prato ou suíço) e três adicionais (para vegetarianos, valem como opção apenas cream cheese ou tomate seco, pois a alternativa é bacon).

Pode-se optar pelo sanduíche quente ou frio. Para completar o recheio, é possível escolher alface, azeitona preta, cebola roxa, pepino, pimentão, rúcula e tomate. Em seguida, decide-se pelo molho entre sete sabores (barbecue, cebola agridoce, chipotle, maionese, mostarda e mel ou parmesão). Finalmente, é possível temperar o sanduíche com azeite de oliva, pimenta calabresa, pimenta do reino, sal e vinagre. Para quem gosta do tipo “sub”, é um prato cheio – literalmente.

Recém-chegada a Brasília e já presente em vários países, a rede norte-americana Charley’s Grilled Subs também oferece o sabor Vegetariano: cebola grelhada, pimentão verde, cogumelo e queijos provolone, suíço e cheddar. Se o cliente quiser, pode incluir alface, tomate e molho italiano, sem custo. É uma boa pedida para quem está no Brasília Shopping ou nas imediações.

Agora, só faltam as mega-redes, como McDonald’s e Burger King, despertarem para um público que abre mão da carne, mas não de um bom sanduíche (na Argentina, o Burger King já oferece a opção Veggie). O Conde de Sandwich, de onde estiver, acabará dando sua benção.

GIRAFFAS
http://pt.novositedogiraffas.com

MARIETTA
www.marietta.com.br

SKYS
www.skys.com.br

SUBWAY
www.subway.com.br

CHARLEYS
www.charleys.com

Nenhum comentário: