terça-feira, 18 de outubro de 2011

GASTRONOMIX // A mangueira da Tailândia

Numa tarde, em que a chuva ia e vinha em Bangkok, nada melhor do que se proteger debaixo de um Mango Tree. Não é apenas um simples pé de manga, mas sim um restaurante que fica a 10 minutos andando do Mandarin Oriental Hotel.

O restaurante é super tranqüilo, com belo jardim, mesas do lado de fora (que estavam sem uso por conta da chuva), atendimento simpático e mesas e cadeiras de madeira – uma tradição tailandesa (muita madeira!).

Na Tailândia, é assim. Não adianta você pedir primeiro a entrada para depois saborear o prato principal. Tudo vem junto. E não fique bravo com isso. É divertido. Eduardo Cançado Trindade, meu amigo que está morando faz sete meses em Bangkok, foi logo me explicando quando as coisas começaram chegar ao mesmo tempo. Relaxei!

No nosso caso, como estava na companhia de mais três amigos, veja a orgia gastronômica feita:

CONVERSÃO: 1 dólar equivale a 30 bahts

Miang Kham (160,00 bahts)
Folhas, gengibre, pimentas, cebola roxa, limão, molho de tamarindo, coco queimado e camarão seco. Um jeito bem divertido de saborear uma entradinha.

Você coloca uma folha na mão e, depois, os ingredientes que estão em potinhos. Faz uma trouxinha e coloca na boca - uma explosão de diversos sabores. Uauuuu!

Yum Som O
(220 bahts)
Salada de pômelo com camarões e cenoura. O sabor do pômelo não é tão ácido quanto o grapefuit americano, muito menos tem aquela cor meio rosada. Ele é branco, cítrico e cai bem com camarões.

Som Tum Thai (110 baths)
Salada de papaia verde, tomate, vagem, amendoim, pimenta, molho de peixe. Ótimo balanço entre o picante e o refrescante. Faço uma versão desta salada com algumas adaptações em função da fala de ingredientes no Brasil.

Tom Kha Gai (190 bahts)
Sopa de coco com frango apimentado com galangal. Come-se direto no bowl ou serve-se no prato com arroz jasmim (sem tempero, apenas cozido no vapor). Muito, muito saboroso. O galangal é um tipo de gengibre, menos apimentadinho. Na minha opinião, o melhor prato.

Goong Phad Sauce Maklam (400 bahts)
Camarão frito com molho de tamarindo, com abobrinhas e cogumelo. O amarguinho do tamarindo tem tudo a ver com o camarão. Ainda mais quando ele é grande desse jeito.

Yum Pla Duk
(240 bahts)
Carne de porco moída com thai manjericão. E é claro, pimenta! O que menos gostei.

Phad Kra Phrao Gai (240,00 baths)
Lula frita com molho thai

Pla Meuk Thod Gra (330 bahts)
Peixe desfiado e frito com castanha de caju, servido com um molho picante de manga verde. A textura do peixe na boca é impressionante, ele dissolve e não tem forte sabor de peixe.

As comidas salgadas são sensacionais, porém as sobremesas tailandesas decepcionam um pouco. Deixei para experimentá-las em outro momento. Com bebidas e serviço 17%, a conta deu 3.037,00 bahts – arredondando US$ 100,00 divididos por quatro pessoas (US$ 25,00 cada um). Me conte: quando você vai comer assim no Brasil? Diga lá!

O Mango Tree pertence ao grupo Coca. Descobri isso depois. A rede está presente em Londres, Tóquio, Dubai, Doha, Hong Kong, Malásia e na Tailândia. Para os mais puristas, essa descoberta não afetou em nada a qualidade da comida e do serviço.

Mango Tree
P.O Garden
Soi Charoenkrug 36
Bangkok – Tailândia
Tel efone: (662) 238-6400
Site:
www.coca.com

Nenhum comentário: