segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EU RECOMENDO // Moda é suco. Suco é Kicê


Por Vivi Whiteman (*)
Convidada especial do Gastronomix

“Viajo bastante a trabalho e já fui a vários restaurantes legais por aí. A tristeza é que sou péssima com nomes e cartões, acabo esquecendo ou perdendo...

Queria contar, por exemplo, de um restaurante em Tóquio onde comi muitas verduras exóticas, coisas que eu não saberia nomear. Muita coisa vinha de Okinawa, porque a dona do restaurante teve câncer e se curou. Parte da cura ela atribuía aos alimentos da região, famosa pela baixíssima incidência da doença. E a saideira de saquê era coisa de louco...

Pensei em muitas outras coisas, ceviche e frutas do mercado de Lima, docinhos de Portugal e chá de rosas em Istambul. Só que na "vida real", meu lance é outro.

Gosto mesmo é de pastel de feira. Pastel de carne tradicional, se eu estiver passando perto da barraca, paro e como um. É o melhor lanche do mundo. Tem os clássicos de São Paulo, mas o que mais comi na vida foi o da feira na rua Aimberê, entre Perdizes e a Pompéia, perto da minha casa.

Ia começar uma lista de quitutes, mas pensei que o verão tá chegando e logo mais vou pro Rio de Janeiro, uma das cidades mais lindas desse mundo e uma das que eu pessoalmente mais amo.

Detesto quando me convidam para lugares "chiques" cariocas. Não combina com a cidade. Curto muito alguns restaurantes antigos, tipo o Lamas e o Nova Capela, apresentados pela minha amiga carioca Nina Lemos - ela mora em SP há muitos anos, mas nasceu e cresceu lá, sabe do que é bom. Tem também o Amir, um árabe de lamber os dedos.

Mas meu lugar preferido é uma casa de sucos bem simples na rua Nossa Senhora de Copacabana. Sempre passo lá quando volto da praia para o hotel ou antes de ir para os desfiles do Fashion Rio, e peço uma mistura tipo abacaxi, gengibre e hortelã. Morango com maracujá. Melancia com limão. Às vezes, pego um suco e vou dar um rolê. Se estiver faminta, peço um daqueles sanduíches bem clássicos tipo de ricota com uva-passa, ou um misto quente com ovo, tostadíssimo.

Sou cliente tão fiel que até lembrei o nome: Kicê Sucos. Bem do ladinho tem uma filial da famosa Bibi Sucos, mas, vá por mim, o vozinho menos hypado é mais legal”.

Kicê Sucos
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1033
Copacabana - Rio de JaneiroTelefone: (21) 2287 2141

(*) Vivi Whiteman é editora de moda da Folha de S.Paulo e também edita os especiais de moda da Revisra Serafina. Ela também escreve o blog Última moda:
http://ultimamoda.folha.blog.uol.com.br/ .

Um comentário:

Paulo Mario Martins disse...

Boa dica. Mas eu não deveria ter lido isso em pleno meio-dia e sem previsão de almoçar... ;)