sábado, 22 de outubro de 2011

GASTRONOMIX // O australiano que cozinha tailandês


O meio gastronômico de Bangkok está bem agitado. Nestes últimos dois anos, chefs “novos” estão despontando e chamando cada dez mais atenção. Seis estão mais em evidência: Duanporn Songvisava (Bo.lan), Gaggan Anand (Gaggan), Tee Kachorklin (La Table de Tee), Jarrett Wrisley (Soul Food Mahanakorn), Henrik Yde-Andersen (Sra Bua) e David Thompson (Nahm) – este último, espécie de guru para as gerações mais novas.

Thompson (foto) é sinônimo da alta gastronomia na capital tailandesa. De volta à Bangkok, o chef australiano abriu, em julho de 2010, o Nahm - restaurante do Hotel Metropolitan. Não à toa resolvi me hospedar neste hotel para sentir de perto o sabor dessa cozinha. Confesso que desconfio de restaurantes de hotéis. Talvez por não ser uma regra brasileira para uma boa comida, salvo raras exceções.

Menu degustação: várias etapas, uma viagem

Reconhecido entre seus pares como o cozinheiro que voltou às receitas antigas e originais da culinária da Tailândia, Thompson se dedica a “original thai food” há 25 anos. Por conta disso, sua comida faz sucesso. O moço é dono da primeira estrela Michelin conquistada por um restaurante tailandês, graças ao trabalho no Nahm, localizado na Halkin Street, em Londres (2001). Agora, ele volta à cidade onde comeu pela primeira vez, em 1986, a thai food quando estava de férias.

O restaurante tem 95 lugares, decoração clean, sem penduricalhos tailandeses.

Feitas as honras da casa, para saber qual o pedigree da comida que vou descrever abaixo, vamos aos pratos e às observações. Ressalto que, no dia em que comi no Nahm, a casa estava vazia – raro para um restaurante renomado. A explicação foi o horário, às 22h, tarde demais para os hábitos tailandeses.

CONVERSÃO – US$ 1,00 equivale a 30 bahts

Para animar a noite, resolvi experimentar o Siamjito, uma versão thai do Mojito.
Este leva whisky tailandês (não me pergunte o que é isso...rs), limão, lemongrass (capim limão), hortelã e açúcar mascavo. Interessante, desceu super bem – 260 bahts

Da cozinha, depois de fazer o pedido, chegou uma cortesia. Uma espécie de canapé de abacaxi, deliciosamente picante, com uma cobertura agridoce (não consegui identificar) com umas bolinhas que explodiam na boca.

Estava morrendo de vontade de comer a salada de lemongrass. Sou completamente doidinho por esse ingrediente. E lá veio ela, a salada de camarões, castanha de caju, pimenta e lemongrass – 520 bahts

Experimentei mais dois pratos.

O Curry de pato, porco, cogumelos e vegetais. Gostoso, com boa mistura de ingredientes e sabores. Só achei a textura deles bem parecida, um pouco cozida demais, desde os legumes ao pato – 500 bahts

E o Curry amarelo de camarão. Com certeza, o parto mais picante que comi nesta primeira etapa da viagem à Tailândia. Olha que me amarro em pimenta, mas esse aí....ui....formigou a língua. Estava bem gostoso, mas ficaria melhor sem tanta ardência – 600 bahts.


Se você ficar na varanda do restaurante, tem ainda esta vista de cortesia.

Conta para duas pessoas: 2.871 bahts, com água com gás e 17% de serviço. É um restaurante que vale à pena conhecer, comer mais de um prato e apreciar o ambiente. Se você der a sorte do chef estar presente por lá, a comida pode ficar ainda melhor.

Nahm
Restaurante do Metropolitan Hotel
27 South Sathorn Road
Sathorn – Bangkok (Tailândia)
Telefone: +66 (0) 2625 3388
Email
res.bkk@nahm.como.bz.
Site:
WWW.metropolitan.como.bz

Leia mais sobre o Nahm:
http://www.bangkokpost.com/food/restaurants/thai/listing/nahm/5504/editorialDetail/1/

VEJA O GUIA GASTRONOMIX - TAILÂNDIA

Nenhum comentário: