quarta-feira, 5 de outubro de 2011

AO PÉ DO OUVIDO// Mexicano, pero universal

Por Rosualdo Rodrigues

Ximena Sariñana é uma cantora mexicana de 26 anos que, antes de fazer carreira na música, atuou nas novelas Luz Clarita, Maria Izabel e Gotita de Amor. Mas não pense que, por causa desse currículo, a garota se tornou “una cantante” pop chiclete na linha RBD. O segundo disco dela, e o primeiro que grava em inglês, é uma delícia. Foi lançado agora no Brasil. Bem... É pop e é chiclete, mas no melhor sentido que possa ter essa expressão.

As 11 faixas do álbum – que leva somente o nome da cantora --- podem ser ouvidas sem muito esforço e têm melodias fáceis de guardar, mas o que Ximena faz é pop de primeira, com levadas de rock e electro aqui e ali, muito bem produzido – a produção é de Greg Kurstin, do The Bird and The Bee... E tem, principalmente, o carisma e o ótimo vocal de Ximena, ao mesmo tempo delicado e seguro, e muitíssimo agradável (além de ela cantar num inglês supercorreto).

Different, a música de trabalho e que tem videoclipe disponível no YouTube, não é a melhor faixa do CD. À medida que você vai ouvindo, se depara com canções cada vez melhores, como a dançante Shine down e a balada na linha Fiona Apple Bringing us down. Mas Different, de certa forma, sintetiza o clima solar do disco.

E vale a pena ouvir também o primeiro disco de Ximena, Medíocre. É em espanhol e igualmente muy bueno.

Nenhum comentário: