terça-feira, 30 de agosto de 2011

GASTRONOMIX // La Mar original é no Peru


Não podia ser diferente. O clima é de praia e a vida no la Mar, em Lima, parece andar mais devagar. O lugar fica aberto apenas para almoço e fecha às 17h. O chef-pop-star Gastón Acurio quer sombra e água fresca – mas só depois do expediente, pois sua equipe não para um minuto sequer no concorrido endereço da capital peruana.

O ambiente parece uma vila de pescador bem ajeitadinha. Teto com palha, ventiladores e cadeiras com um azul desconcertante. Um bar recebe o cliente para tomar drinks, provar um cevichezito e esperar uma mesa, caso você chegue muito depois de 12h.

O atendimento é atencioso e a comida, ui... (como diria minha amiga Rachel Mello) é divina. Sou suspeito, pois sou fã da cozinha peruana, mas os ceviches do La Mar são ótimos.

Mas a carta (veja
http://www.lamarcebicheria.com/web/intro.php) vai além dos ceviches. É possível escolher “entradinhas” peruanas: tiraditos e causas, além de planchas e piqueos "para compartir" - como eles dizem.

Os pratos principais variam de 29,00 a 69,00 Nuevos Soles (S/.), a moeda local (R$ 1,00 equivale a aproximadamento S/.1,71) . Há arrozes e massas: destaque para o arroz com mariscos (S/.39,00) e a massa ao mar ( S/.39,00) - espaguete com molho de caranguejo, camarões e molho de pimenta amarela

O risoto criollo (S/.39,00) é rico. Passou um do meu lado que deu vontade de avançar. Feito com camarões, lagosta e polvo em molho de pimenta amarela.

De abre, fui de pisco de maracujá, uma espécie de caipirinha feita à base da tradicional aguardente de uva peruana.

De entradinha, o “Baldinho” com chips de banana, batata e mandioca. É cortesia. Cuidado para não comer demais desse acepipe, e depois ficar sem espaço para o restante das iguarias

Não resisti. Fui guloso e pedi cebiche degustação – S/.54,00
Ceviches para compartilhar (não dividi, risos): Clássico, Mixto, Chalaco (peixe e marisco), Nikei e Chifa Chifa

De sobremesa, o clássico Suspiro limeño

O La Mar não é programa de turista, apenas porque a cozinha peruana está em alta e o chef Acurio é considerado um revolucionário com a recolocação do ceviche na mesa mundial. É uma visita que enche os olhos e a boca.

La Mar
Av. La Mar 770
Miraflores, Limatelefone: 421 3365site:
http://www.lamarcebicheria.com/web/intro.php
e-mail:
lamar@lamarcebicheria.com.pe
horario: lunes a jueves de 12 m. a 5 p.m.viernes,
sábados, domingos y feriados de 12 m. a 5.30 p.m.

Nenhum comentário: