sexta-feira, 29 de julho de 2011

DRINK_ME // Moscow Mule: veja!


Por Juliana Raimo

Estava conversando ontem com uma querida amiga jornalista e comentando que hoje era o dia oficial de escrever para meu blog sobre drinks. Ela me questionou se eu já tinha ouvido falar de uma bebida chamada Ginger Beer e de um coquetel, Moscow Mule.Como tudo que se relaciona a este mundo coqueteleiro me interessa, fui pesquisar sobre este assunto e os drinks relacionados.

Segundo o Wikipedia, é um drink gasoso com sabor de gengibre, adoçado com açúcar. É um “soft drinks”. A bebida original não é mais produzida, mas feita de forma caseira em algumas casas pelo mundo. Este produto caseiro se originou na Inglaterra na metade do século dezoito e se tornou popular também nos EUA e no Canadá. Como “soft drink” mais industrializado, dominou o mercado de bebidas assim como o Ginger Ale a partir do século vinte.


A receita original, leva gengibre, açúcar, água mineral, suco de limão e uma bactéria conhecida como “beer plant”. Fica fermentando por alguns dias até se formar a bebida com teor alcoólico de 11%. Mas o soft drink produzido hoje é bem menos alcoólico.

A diferença entre o ginger beer e o ginger ale é a quantidade de gengibre que no primeiro caso é bem mais acentuado. Esta bebida pode ser misturada com cerveja ou com rum escuro. É o principal ingrediente em um cocktail chamado Moscow Mule.


Vamos a este drink que foi o motivo da minha conversa com minha amiga: Moscow Mule é um drink composto de vodka, ginger beer e limão. Ficou popular durante a “mania” de se beber vodka nos EUA nos anos cinquenta. O nome se refere a percepção, ao efeito que a vodka russa causa nas pessoas.


Moscow Mule


- 25ml de vodka
- 25ml de suco de limão
- 75ml de ginger beer

Preparo

- Adicione todos os ingredientes em uma caneca (ou em um copo de cobre - forma tradicional) com gelo e sirva.


Agradecimento: Carol Glycerio, pela inspiração

Fonte: Wikepidia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Onde encontro Ginger Beer no Brasil?

Unknown disse...

Onde encontro ginger beer no Brasil?

Anônimo disse...

Alguém sabe onde encontro a receita do ginger beer ? Ouvi dizer q da pra fazer artesanalmente =)
ass.: Beatriz Soares

Roberto Martins disse...

Será que existe no Brasil? Eu moro nos Estados Unidos e tomo muito Moscow Mule... é muito bom. Existe também a versão com gin, que se chama London Mule. Contrariamente ao que se diz no texto, existe sim ginger beer para comprar aqui, o Moscow Mule teve um renascimento e é facilmente encontrável por aqui.