segunda-feira, 11 de julho de 2011

EU RECOMENDO // El Baqueano – San Telmo


Por Ronia Alves (*)
Convidada especial do Gastronomix

Com a tuitada ‘Buenas noches Buenos Aires!’, recebi como resposta/sugestão de @
CaBertolazzi:‘vai jantar no El Baqueano e manda abraço pro Rivarola e Gabriela’.
Busquei informações sobre o restaurante e me surpreendi: o chef e proprietário, Fernando Rivarola, se dedica à cozinha de autor com produtos da terra, em especial às caças nativas.

O salão é comandado por Gabriela Lafuente, esposa do chef, sommelière responsável por apresentar os sete pratos e os vinhos para a maridaje –harmonização de comida e bebida. Ah! O menu pode ser com vinho ou não.

Antes da longa sequência foi servida uma taça com texturas de batata– crocante, em creme e em pó. Depois do amuse bouche, a maratona começou com falso pastrami de búfalo sobre focaccia, seguido por texturas de milho e carne moída de lhama.

O outro prato veio fechado numa bolsa plástica. Gabriela chegou com a tesoura e rawww!. O salão foi invadido pelo perfume do peixe (mero) e os minilegumes.

Calma lá! Estamos no meio do menu. Confesso que não esperava nada demais dos outros pratos, mesmo com as carnes exóticas. Aí, chegou a "la kryptonita" guioza de jacaré, com molho teriyaki. Preciso dizer que esse foi um dos pratos mais espetaculares que já comi?

Como penúltimo prato, las huellas del ciervo com marmelo e arandanos (um fruto argentino típico do sul). Quase duas horas depois de chegar ao bistrô, foi servido o ossobuco de ema com polenta.

As sobremesas foram cítricas, segundo Gabriela, a ideia é ajudar na digestão. Los cítricos, merengue y gelado de alecrim e a interpretação do chef para o after eight.

A conta chegou: $500, divididos por dois. O preço foi pra lá de razoável pela quantidade de pratos – porções suficientes –, taças e mais taças de vinhos e um montão de água com gás.
Na saída do restaurante, uma quadra abaixo, na esquina Chile com Defensa, tive a surpresa de encontrar o famoso banco com a boneca Mafalda.

Confira outras dicas no GUIA GASTRONOMIX – BUENOS AIRES.

El Baqueano
Calle Chile, 495
San Telmo – Buenos Aires
Telefone: +54 -11- 4342-0802

(*) Ronia Alves é jornalista, leva a vida com leveza e escreve no site Quero Comer (
http://www.querocomer.com.br).

Nenhum comentário: