segunda-feira, 23 de maio de 2011

AO PÉ DO OUVIDO // Las canciones de Calcanhotto

Por Rosualdo Rodrigues

Quase que simultaneamente a O micróbio do samba, álbum mais recente de Adriana Calcanhotto, foi lançado Não moro mais em mim -- 10 canciones (de Adriana Calcanhotto) que mis hermanos oyen. É um disco-tributo, em que músicas dela são interpretadas por bandas latinas. Inusitada não é só a ideia, mas também a forma como o disco saiu: para ser baixado gratuitamente na internet (no site http://www.naomoromais.com/).

Quem produziu foi Rodrigo Maceira, responsável pelo projeto Si No Puedo Bailer No Es Mi Revolución, que promove apresentações conjuntas de artistas dos diversos países sul-americanos. Não moro mais em mim é, nos planos de Maceira, o primeiro "filhote" desse projeto. Uma ótima ideia, considerando que musicalmente ainda há uma distância enorme entre nós brasileiros e nossos vizinhos de continente.

Músicas como Mentiras, Esquadros, Inverno e Cariocas ganharam versões em espanhol ou portunhol, na maioria nada reverentes aos originais. Os participantes ficaram muito à vontade para brincar de virar pelo avesso as criações de Calcanhotto, embora quase sempre prezem a simplicidade. Isso rendeu resultados, no mínimo, curiosos e, no conjunto, tem-se um disco que transcorre fácil, suave, gostoso de ouvir, sem altos e baixos. E elegante como costuma ser a música de Adriana Calcanhotto.

Inverno, uma das melhores do repertório da cantora-compositora, e Mentiras, são as únicas mantidas em português. A primeira ganhou um jeito meio trip-hop por Nina Miranda (brasileira radicada em Londres, ex-Smoke City) e Chris Franck, que formam a dupla Zeep; a segunda aparece em voz e harpa na recriação da porto-riquenha Mima (em um bom português treinado num tempo em que a cantora morou em São Paulo).

Eu destacaria outras duas: Escuadras (Esquadros, com a dupla uruguaia Franny Glass) e Unos versos (Uns versos, com o argentino Coiffeur). Mais por gosto pessoal, já que, como eu disse, o disco não tem altos e baixos. Os chilenos do Los Mil Jinetes (Cariocas), os argentinos Cineplexx (Cantata, después de estar com vos) e Entre Ríos (Vambora) e a cantora colombiana Lido Pimienta (Segundos) também dão substancial colaboração para que Não moro mais em mim seja o bom disco que é.

Nenhum comentário: