terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

GASTRONOMIX // Arroz de tender com ervilhas


Não sou fã de Natal. Mas de tender, não abro mão. Natal sem tender não dá. E, como nas gôndolas de supermercado, o presuntinho só aparece nessa época, aproveito para fazer “estoque” de bolinhas em casa. Já pensando em prolongar meu Natal.

Assim, tive uma idéia de fazer um arroz de tender. Não é que deu certo. Ao invés de cozinhar o arroz na água, fiz um mix de suco de laranja,vinho branco e água para incrementar o sabor. Com o tender temperadinho, a combinação funcionou. As ervilhas entraram para colorir o prato e amaciar o paladar. Animou? Então, vamos para a cozinha.

Arroz de tender com ervilhas e batatas com alecrim

Ingredientes (4 pessoas)
- 1 copo e meio médio (400 ml) de arroz
- ½ cebola picada bem pequena
- ½ copo médio de vinho branco
- ½ copo médio de suco de laranja
- azeite, sal, pimenta a gosto
- 8 batatas pequenas
- alecrim
- 1 lata de ervilha

Preparo

- Numa panela quente, coloque azeite e doure as cebolas. Tempere-as com sal e pimenta. Mexa bem e coloque o arroz já lavado. Misture para ele pegar o tempero.

- Na sequência, coloque o vinho branco, o suco de laranja. Mexa um pouco. Acrescente 2 copos médios de água. A proporção para o líquido que cozinha o grão é sempre o dobro do que você colocou de arroz.

- O tender já havia sido temperado também com vinho branco, suco de laranja, mel e cravos. Foi picado em quadradinhos.

- Quando a água do arroz secar, misture o tender pronto e mexa um pouco. Acrescente as ervilhas e sirva com um fio de azeite.

- As batatas, cortadas ao meio, foram cozinhas em água e sal e depois foram ao formo a 180C por 20 minutos com alecrim, sal e azeite.

Nenhum comentário: