segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

EU RECOMENDO // O bom dilema em SP


Por Gilberto Scofield (*)
Convidado especial do Gastronomix

"Imagino que uma das tarefas jornalísticas mais difíceis e delicadas de se realizar em São Paulo seja a da crítica gastronômica, por incrível que pareça. Porque são tantos e variados os talentos, tantos e variados os sabores que a missão de avaliá-los com clareza e isenção é um eterno dilema. Este ou aquele restaurante, menu, ambiente, frequência, preços, conveniência precisam ser experimentados, testados e enquadrados em relação a que, exatamente? Às suas expectativas? À sua fome? Á seu desejo de prazer gastronômico? De encontrar gente interessante? À concorrência?

O que eu posso dizer é: ainda bem que não sou crítico gastronômico em São Paulo, cidade querida que bateu de longe, em termos de opções de cozinha, três outras cidades queridas onde morei nos últimos dez anos: Rio, Pequim e Washington (ok, ok, talvez no quesito comida asiática, Pequim ofereça opções mais incomuns, como comida cambodjana).

Mas como eu sou um sujeito absolutamente comum, listo aqui restaurantes que, na minha opinião, oferecem a melhor conjugação comida-preço-ambiente-localização-frequência para minhas expectativas e gosto.

MERCEARIA DO CONDE

Adoro a cozinha, hmmmm...., brasileira-globalizada "assanhada" do local, onde se pode comprar a arte pendurada nas paredes da casa. O ambiente é aconchegante, relaxado e a caipirinha de lima e limão com palmeirinha colorida de plástico, um ótimo relaxante. Sou particularmente fã do nhoque de mandioquinha ao molho de tomate em cestinha de parmesão (R$ 44)

Rua Joaquim Antunes, 217
Pinheiros – São Paulo
Tel: (11) 3068 8784

CAPIM SANTO

Melhor ambiente externo para um domingão com direito a bufê (R$ 59 no sábado) de tudo na vida, mas tudo preparado com um capricho e sabores incríveis. Cozinha contemporânea com um toque brasileiro.

Al. Ministro Rocha Azevedo. 471
Jardins – São Paulo
Tel: (11) 3068 8486

LA MAR

É uma cevicheria peruana incrível com (obviamente) o melhor ceviche que eu já provei na vida. O saltado criollo (pescado e mariscos salteados no wok, com tomates, cebola, pimenta e molho de shoyu) é de comer chorando.

Rua Tabapoã, 1410
Itaim – São Paulo
Tel: (11) 3073 1213

ITIGO

Não chega a ser um restaurante. É na verdade um bar de saquê, com um menu desgutação da bebida que vem acompanhados dos mais deliciosos petiscos de boteco japonês (se é que isso existe). Não achei igual nem na Liberdade e o melhor de tudo é que fica do lado da minha casa".

Alameda Lorena, 871
Jardins – São Paulo
Tel: (11) 3062 7875

(*) Gilberto Scofield é jornalista e trabalha no jornal O Globo. Já foi correspondente do jornal em Pequim (na China) e em Washington (EUA), de onde também escrevia blogs. É autor do livro “Um Brasileiro na China”.

Um comentário:

Martin disse...

Olá! Eu fui a São Paulo durante o verão e passou um feriado muito bom. Fiquei espantado com o número de bares, restaurantes e clubes que existem nesta bela cidade. mas o que eu mais gostei foi a variedade de restaurantes em sao paulo. Todos eles são extraordinários!