terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

GASTRONOMIX // A marmita japonesa


A moda nem chegou à Brasília. Mas em cidades, como o Rio e São Paulo, já passou até da crista da onda das novidades. Adoro a marmita japonesa - chamada de bento box. É uma tradição oriental fazer um mix de diversos tipos de comida para comer em caixinhas.

As porções individuais enganam. Parecem ser pequenas, mas alimentam bem um ser humano não tão faminto na hora do almoço. No Rio de Janeiro, adoro o Bentô, em Ipanema. Lá, você pode montar mais de 50 combinações. É só escolher sushi, sashimi, sunomono, rolinhos, yakisoba, arroz japonês, salada, legumes... Veja aqui o cardápio: http://www.bentojapa.com.br/cardapio.html

Para os indecisos, há seis combinados já prontos. Basta escolher pelo número.

Bento 1 – Sunomono, Sushi mix, Gyosa de Frango, Hot Filadélfia
Bento 2 - Rolinho Vietnamita, Sashimi de SalmãoSushi de Salmão, Salmão Skin
Bento 3 - Sushi Mix, Sashimi Mix, Atum Crocante e Califórnia.
Bento 4 - Rolinho Tuna Salad, Sushi Mix, Salmão Skin, Califórnia
Bento 5 - Harumaki de Filé; Hot Filadélfia; Sashimi de Salmão; Yakisoba de Legumes
Bento 6 – Hot Filadélfia, Yakisoba de Legumes, Sashimi de Salmão e Harumaki de Filé

A decoração do lugar é simples, bem agradável. Mesinhas de madeira clara e pegada japonesa contrastam com o tom meio esverdeado e vermelho das bandejas. O atendimento é cuidadoso e sempre me querer voltar lá.

Essa onda podia chegar à Brasília. Praticidade sem vulgarizar a comida.

Bentô
Rua Aníbal de Mendonça, 55
Ipanema - Rio de Janeiro (RJ)
Site:
www.bentojapa.com.br

Um comentário:

Andrey Hanassi disse...

Caro Rodrigo Caetano,

Sempre tive a mesma vontade, que em BSB essa moda pegasse... até o dia em que vi nos e-mails de um site de promoções por grupo, do qual participo, a Maki Temakeria fazendo uma promoção de Bentô, onde poderia haver quatro escolhas para cada divisória. Nunca fui ver se a qualidade é boa ou não, ou seja, nunca experimentei, mas no e-mail dizia mais ou menos isso:

"Os Bentôs Box, (simpáticas marmitas, caixinhas, tradicionais nos restaurantes de Tóquio e a última tendência nas casas moderninhas de Nova York e do mundo) trazem 4 deliciosas escolhas, e permitem que você experimente delícias como Sunomono, Salada de Bifum, Tempura de legumes, Tempura de camarão, Harumaki de camarão com cream cheese, Gohan, Shimeji, Niguiri de salmão, Niguiri Mix, Sushi de salmão, Sushi de salmão com cream cheese, Sushi califórnia, Sushi salmão skin, Uramaki Philadelfia, Yakisoba de filé e Teppan de peixe branco."

Fui no site, e realmente, eles vendem bentô!! Bom, isso é só pro caso de vc saber que há em BSB casas que servem bentô, mas não sei de casas especializadas somente nisso...

Espero ter ajudado.

Andrey HaNassi