quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

AO PÉ DO OUVIDO // Música de verão

Por Rosualdo Rodrigues

"Vou não, quero não, posso não, minha mulher não deixa não..." é o hit de verão aqui no Nordeste. A música de Kleber Lapada e Reginho, lá de Paulista (PE), já ganhou versões de bandas como Garota Safada e Aviões do Forró e deve ter sobrevida pelo menos até o carnaval, é de se prever. O vídeo no YouTube é engraçado de tão precário. A música é tão ordinária quanto divertida.

Mas nem com o sol de 40 graus queimando o quengo, o que deixa o juízo da gente meio mole e preguiçoso, dá para ouvir a tal musiquinha mais de duas ou três vezes. Perde logo a graça. Um verão bonito como este merece trilha sonora melhor. Portanto, vão aqui dicas de cinco discos merecedores de estar em seu iPod nesta estação. Um ou outro, dependendo de sua tribo. Ou se você é daqueles de gosto amplo e irrestrito, vale todos.

Ao vivo no Marco Zero, de Elba Ramalho
Elba sempre foi boa de palco e neste CD/DVD com que comemora 30 anos de carreira mostra que continua em boa forma. Num cenário superbonito (por isso mesmo, ver o DVD é até melhor que ouvir o disco), plateia alto astral e com convidados que a ajudam a repassar as três décadas (Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Alcione...), Elba dá um show, literalmente, com muito forró e frevo.

Tourist History, do Two Doors Cinema
Disco de estreia da banda irlandesa. É pop-rock para dançar, pular, bater cabeça, se divertir, enfim. E aposto que você vai pular mais alto quando tocar Something good can work. Foi, a meu ver, um dos melhores discos do gênero lançados no ano que passou.


Tono, da Tono
Bem Gil e outros músicos com experiência em acompanhar artistas como Adriana Calcanhotto e Marisa Monte criaram a Tono para exercitar livremente suas ideias. Parece mais um coletivo do que uma banda de fato. Este segundo disco do grupo (o primeiro foi de tiragem limitada) é ótimo. Tem bolero, marchinha, rock... Música pra dançar, música pra curtir o fim de tarde... Mas eles conseguem dar uma unidade bacana a tudo isso.

Hands all over, do Maroon 5
Pop levinho, daquele que você a primeira vez e parece que conhece há tempos. Quer ver? Ouça Misery e Give me a little more. São tão pegajosas (no bom sentido) quanto This love ("She said goodbye too many times before..."), do disco de estreia, Songs about Jane.


O som brazooka do DJ Janot
Muito boa essa coletânea de música brasileira feita pelo DJ criador da festa Brazooka, que há dez anos agita as noites cariocas. Começa com um suingado remix da já suingada Nem vem que não tem, de Wilson Simonal, e passa por O Rappa, Marisa Monte, Brasov, Fino Coletivo, Caetano Veloso, Pedro Luís e a Parede... Uma mistureba com gosto de festa.

2 comentários:

Paulo Mesquita disse...

É, Rosu. E já tem a versão "Vou sim, posso sim, minha mulher não manda em mim". Que é ainda pior que a original... auehaeuhaeu

Rosualdo Rodrigues disse...

ouvi essa tb. e o tanto de vídeos "alternativos" criados com a música e postados no youtube?! é incrível a capacidade de propagação desse tipo de coisa.