quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

AO PÉ DO OUVIDO // Lembra dessa?!

Por Rosualdo Rodrigues

A senhora da foto é a cantora norte-americana Kim Carnes. Ela começou a carreira em 1972 e desde então gravou 14 discos. O último deles, Chasin' wild trains, é de 2004, mas 99% das pessoas que já ouviram seu nome certamente o associam somente à música Bette Davis eyes, do álbum Mistaken identity, que Carnes lançou em 1981. Ela é o que nos países de língua inglesa chamam de "one hit wonder". Ou seja, aqueles artistas que fizeram estrondoso sucesso com uma música e não conseguiram nunca mais repetir o feito.

O álbum triplo One hit wonders -- The hardest do find hits of all time, que acaba de ser lançado no Brasil, reúne músicas de vários cantores e bandas na mesma situação que Kim Carnes, especialmente dos anos 70, 80 e 90. O resultado é uma divertida brincadeira do tipo "lembra dessa? e essa outra?" para quem tem 30-quase-40 ou mais. Engraçado que algumas músicas grudaram na memória de quase todo mundo, mas poucos lembram quem a cantava.

Por exemplo: Where do you go? Você pode nem reconhecer pelo nome, mas vai lembrar assim que ouvir. A música bombava nos anos 90 e era cantada pelo grupo No Mercy, que chegou até a emplacar outras músicas nas rádios, mas nenhuma com a mesma força de Where do you go? E não se ouviu falar mais do No Mercy desde então, embora em 2007 eles tenham voltado a gravar (algumas dessas "voltas" são melancólicas, poderiam ser evitadas).

Mas One hit wonders tem faixas mais facilmente identificáveis. Quem não lembra de Vanilla Ice e seu Ice ice baby? E Coolio, o rapper, de Gangsta paradise?
E Spagna, com Call me? E a baba Because I love you, de Steve B.? A maioria é tão trash que justifica o fato de esses artistas terem sumido. Eram divertidos em um certo momento e pronto. Passado o tempo, a graça está em tirar do fundo da memória artigos tão dispensáveis que por isso mesmo a gente nem lembrava mais.

8 comentários:

Marcos disse...

Uma coletânea nacional dos "one hit wonders" poderia incluir Leoni (Garotos), Virgulóides (Barulho no Bumba), As Meninas (Xibom Bombom), Luka (Tô Nem Aí), Luan e Vanessa (Quatro Semanas e Amor), Vinny (Heloísa, Mexe a Cadeira), Vanessa Rangel (Palpite), Rosana (O Amor e o Poder, a.k.a. Como uma Deusa), e o mais marcante para mim: Claudio Zoli, com Noite do Prazer, que todo o mundo canta, mas muitos acham que é Ed Mota (ou Tim Maia) com "Na Madrugada"...

Anônimo disse...

KIM CARNES tem 25 sucessos nas paradas da Billboard. É um erro chamá-la de "one hit wonder".

No Brasil, teve 5 canções em discos de novelas da Globo.

Detalhes sobre a cantora no site http://go.to/kimcarnes

Anônimo disse...

Acho uma falta de respeito tratar a Kim Carnes como um senhora e ela so tem 67 anos mais acho que eu falo isso por ser um fã da Kim mais ela tem diversor sucessos um +++ lindo que o outro ...... acho que ela nem era pra se considerada "one hit wonder" pois tem uma voz lindissima e musicas tão belas .... eu como fã de kim eu tenho 16 anos e vou levar kim até meu fim tavendo como Kim não ta esquecida ela tem atá fãs muito jovens, ela e DDDD+++++....ótima matéria Rosualdo Rodrigues...... e sempre bom lembrar....Kim I Love You Forever ......

Anônimo disse...

Dеfinitely belіeѵe that whiсh you stated.
Your faνоritе reason seemеd to be
on the net the еasiest thing to be aware of. Ӏ ѕаy to уou, I definitely get irked whіle people think about woгrieѕ that they plainly
do not know about. You managеd to hit the nail upon the toρ as well as defined out
the whole thіng withоut having side-еffects , people сould take a signal.
Wіll likelу be bacκ to get more.

Τhanks

My site hair removal tips

Anônimo disse...

Hello tо everу boԁy, it's my first pay a quick visit of this website; this web site consists of awesome and in fact good information in favor of readers.

Also visit my web blog :: click the up coming website page

Anônimo disse...

Eхсellent ρiеces. Kеep writing suсh kind of infо on
yοur рage. Im гeally impгеssed by your site.

Hey there, Үou hаve peгformed a fantastic jοb.
I'll definitely digg it and for my part suggest to my friends. I'm ѕure they wіll be benefited from this website.


Feel frеe to νіsit my webpаge :: V2 Cigs Review

Anônimo disse...

bookmaгkeԁ!!, I lοve your site!

my homepage ... jerseybrewers.com

Anônimo disse...

Thаt is vеry fasсinating, Yοu're an overly professional blogger. I have joined your feed and sit up for in the hunt for more of your wonderful post. Additionally, I have shared your website in my social networks

my homepage :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php