quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

GASTRONOMIX // Bacalhau diferente para o Natal

Natal chegando. Em tempos em que o peru reina, o bacalhau surge como uma alternativa interessante. Eu adoro selecionar receitas para fazer. Vou compartilhar uma criada pela chef portuguesa Ilda Vinagre, do restaurante A Bela Sintra.

Bacalhau com legumes e cogumelos (1 porção)

Ingredientes
- 1/2 abobrinha cortada em cubinhos
- 1/2 berinjela cortada em cubos
- 2 cogumelos Paris fatiados
- 1 tira de pimentão vermelho picadinho
- 1 tira de pimentão amarelo picadinho
- 1 tomate picado sem semente
- 1 batata em rodelas sem casca
- 300 ml de azeite
- 1 posta de bacalhau - com cerca de 300gr porção por pessoa
- Flores comestíveis ou alho-poró frito como batata palha (ou batata palha em último caso)

Preparo

Chef Ilda Vinagre, do A Bela Sintra

Para demolhar o peixe, coloque em água gelada na parte de baixo da geladeira por 72 horas, trocando por uma nova água, sempre gelada, uma vez ao dia. Depois de dessalgar, limpe o bacalhau com uma faca tirando a pele e as espinhas e depois as aparas. Reserve essas sobras, que vão ser usadas para fazer o molho.

Em uma caçarola, coloque a batata em fatias no fundo e o bacalhau por cima. Cubra com 200 ml de azeite de oliva e leve ao fogo por 20 minutos para confitar.

Em uma frigideira à parte, coloque o restante do azeite, um dente de alho picado, o pimentão amarelo, o verde, o vermelho, o cogumelo Paris, a berinjela, a abobrinha e o tomate. Misture tudo, salgue e regue com vinho branco. Leve ao fogo por 10 minutos para cozinhá-los ao dente.
Em uma outra panela, leve as aparas do bacalhau, a pele e as espinhas e uma batata fatiada. A dica da chef é aproveitar o azeite que foi usado para confitar e que já está curtido e com o gosto do peixe. Deixe cozinhar por 30 minutos, até criar uma pasta grossa.

Retire as espinhas e, com o auxílio de um mixer ou em um liquidificador, emulsione essa mistura, coe com uma peneira - o molho está pronto. Na hora de empratar, coloque primeiro as batatas, cubra com a posta de bacalhau e coloque a guarnição de legumes ao lado.

Cubra a posta com o molho e enfeite com uma batata palha ou alho-poró palha, o preferido da chef, que também enfeita o prato com um pouco de espinafre. Depois é só servir e feliz natal.

Nenhum comentário: