quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

AO PÉ DO OUVIDO // E então é Natal...


Por Rosualdo Rodrigues

Nós, brasileiros, adoramos adotar hábitos de primeiro mundo como forma de sentirmos parte dele. Mas uma tradição anglo-saxã que encontra certa resistência aqui no Brasil é a de cantores lançarem, a cada fim de ano, discos especificamente voltados para a época natalina. A esta altura, em lojas de discos dos Estados Unidos e da Inglaterra, será fácil encontrar uma estante repleta de lançamentos do tipo, sejam coletâneas, álbuns ou singles.

Aqui, vocês lembram que a coitada da Simone aguentou todo tipo de crítica quando lançou seu disco de canções natalinas. E coitados de nós que até hoje somos obrigados a ouvir o tempo todo ela cantando "E então é Natal, o que você fez?" nos shoppings e lojas de departamentos quando dezembro se aproxima.

Mas as gravadoras bem que tentam acabar com essa má vontade do brasileiro. Este ano, por exemplo, foram lançados aqui os CDs de Natal de Susan Boyle (incluindo Perfect day, de Lou Reed), o da Mariah Carey (o segundo dela no gênero) e até um da série Glee, com músicas do episódio especial natalino. Até onde eu saiba. Pode até ser que hajam outros... Eu, particularmente, tenho arraigado o ponto de vista brasileiro: falta paciência, acho chaaato essa "jingle bell music".


Agora, curioso é que a gente costuma achar que somente artistas assim, digamos, mais populares, tipo Susan Boyle, Mariah Carey e Cindy Lauper (ela também teve um desses lançado por aqui alguns Natais atrás), é que se dão ao trabalho de gravar essas músicas. Mas não é verdade. este ano, lançaram singles de Natal as bandas Coldplay (Christmas lights), Killers (Boots) e Snow Patrow (When I get home for Christmas). Aqui, também, até onde eu saiba. E estão aí os links para o clipes do YouTube, que não me deixam mentir.

Portanto, se lhe agrada, bom proveito. E boas festas.

Nenhum comentário: