quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

AO PÉ DO OUVIDO // O último do ano, a última de Byrne

Por Rosualdo Rodrigues

David Byrne é irrequieto. Acabou com o Talking Heads quando a banda desfrutava ainda de prestígio, seguiu carreira solo, correu mundo satisfazendo a curiosidade em torno de música e revelando a um público maior artistas regionais por meio do seu selo, o Luaka Bop (com Tom Zé e Margareth Menezes, do Brasil)...

A última dele é um álbum duplo conceitual que só poderia sair de uma mente criativa como a dele. Here lies love tem colaboração com Fatboy Slim e é inspirado na vida de Imelda Marcos, a ex-primeira dama filipina. Como chegou a esse conceito ele explica em pormenores no encarte do disco e o processo é no mínimo curioso. A ideia de Byrne é retratar de alguma forma a teatralidade dos rituais vividos no mundo dos poderosos.

Além da colaboração de Fatboy Slim, Here lies love (o título é a inscrição que Imelda pediu para colocarem em sua sepultura) tem cada faixa interpretada por uma cantora convidada. E o time é um luxo só. Florence Welch (do Florence + The Machine), Tori Amos, Cindy Lauyper, Martha Wainwright, Róisin Murphy, Kate Pierson, Sia, Camille, Nathalie Merchant... As letras têm um encademanento, como se contassem uma história, mas são todas tão lindas que funcionam independentes umas das outras.

Florence Welch (Here lies love) e Martha Wainwright (The rose of Tacloban) produzem dois dos melhores momentos do disco, se é possível destacar alguma peça numa obra que tem a unidade e a hamornia do conjunto como uma de suas qualidades, mesmo quando passa do intimismo, como na citada The rose of Tacloban, a outros ritmos mais dançantes, caso de Don't you agree, com Róisin Murphy. Isso que faz de Here lies Love uma pequena obra-prima, um argumento a mais a favor da genialidade de David Byrne.

O álbum ainda não foi lançado no Brasil (mas, como sempre digo, em tempos de download...). Na Livraria Cultura virtual tem a edição importada, a amargos R$ 88,80. E eu soube que saiu lá fora também uma edição de luxo com DVD incluído, o que já se tornou um dos meus sonhos de consumo para 2011.

E por falar em planos para 2011, este é o último post de 2010. O próximo agora só em 5 de janeiro. Por isso, aproveito para desejar a todos um ótimo Natal e um 2011 feliz, com muitas delícias gastronômicas e musicais.

Nenhum comentário: