quinta-feira, 14 de outubro de 2010

GASTRONOMIX // Truta, amêndoas e arroz capim santo

Estava em casa mexendo com meu mestrado quando, de repente, bateu aquela vontade de cozinhar. Meu caso de amor com as panelas não permite pausas longas, como as que tenho enfrentado por conta deste compromisso acadêmico. Coloquei dois vinhos brancos na geladeira (um argentino, uva Torrontés e outro franco-alemão, uva Gerwurztraminer – uma leveza só).

Chamei dois amigos e fui a luta. Havia comprado quatro trutas pela manhã no Empório Selecto, no Sudoeste, pensando em fazer algum dia. Não imaginava que seria em plena segunda, véspera de feriado. Vamos a receita. Digo, sem menosprezar o prato, que é simples e rápido de fazer.

Truta com amêndoas e arroz de capim santo

Ingredientes (para 4 pessoas)
Truta com amêndoas

- 4 trutas
- 2 colheres (sopa) de amêndoas
- 4 colheres (sopa) de azeite
- meio limão espremido
- pimenta do reino moída na hora
- sal

Arroz de capim santo
- 2 xícaras de arroz branco
- 4 xícaras de infusão de capim santo ou 2 colheres (sopa) de pasta de capim santo
- meia cebola
- azeite
- sal

Preparo

As trutas e as amêndoas
- Tempere as 4 trutas com espremido de meio limão, sal e pimenta do reino moída na hora. Reserve. É hora de dourar as amêndoas.

- Aqueça 2 colheres de azeite em fogo brando e doure as amêndoas até obter uma cor clara. Dê um pinguinhinho de sal. Tire-as da frigideira e coloque-as sobre papel absorvente. Reserve-as em local seco.

- Coloque duas colheres de sopa de azeite em uma frigideira antiaderente e aqueça em fogo forte. Frite a truta pelo lado da pele por quatro minutos ou até a pele dourar. Em seguida, vire a truta com calma, pois é um peixe delicado, para dar uma dourada na parte branca. Retire, coloque no parto e acrescente as amêndoas.

Arroz de capim santo

- Primeiro: faça a infusão de capim santo. Coloque água para ferver em uma leiteira. Quando estiver borbulhando, insira o capim santo dobrado e espere a água pegar o sabor. Experimente e reserve.

- Em uma panela quente, coloque o azeite. Em seguida, a cebola para refogar. Para ela não amargar, duas pitadas rápidas de sal. Moa um pouco de pimenta do reino na hora. Mexa.

- Coloque 2 xícaras de arroz, já lavado, e misture ao refogado de cebola. Na sequência, pegue 4 xícaras de chá com a infusão de capim santo e misture ao arroz. Mexa um pouco e deixe o arroz cozinhar até a água secar. Pronto. Sirva com a truta.

Uma sugestão: quem preferir o gosto mais acentuado do capim santo, deve bater este chá no liquidificador e coar para usar para cozinhar o arroz. Vale a pena diluir "o suco" com pouco de água para não ficar muito forte.

- Para quem usar a pasta de capim santo (comprada em lojas de produtos orientais), misture 2 colheres da pasta ao arroz refogado. Mexa e, depois, coloque as quatro xícaras de água e espere a água secar. Sirva com a truta.

3 comentários:

Daniel disse...

Tava de comer rezando!

Vitor Nunes disse...

Nossa...
vou tentar fazer por aqui!
ps: de comer rezado oif óóótimo!

jwl disse...

Falaaaaaaaaaa Rodrigo,
UMMMMM...¡Qué rico!‎
Usei o "capim santo" no couscous no marroquino em substituição ao caldo de legumes e foi servido com um frango thai...creio que ficou legal.
Um abs
Will