Chamei dois amigos e fui a luta. Havia comprado quatro trutas pela manhã no Empório Selecto, no Sudoeste, pensando em fazer algum dia. Não imaginava que seria em plena segunda, véspera de feriado. Vamos a receita. Digo, sem menosprezar o prato, que é simples e rápido de fazer.
Truta com amêndoas e arroz de capim santo
Ingredientes (para 4 pessoas)
Truta com amêndoas
- 4 trutas
- 2 colheres (sopa) de amêndoas
- 4 colheres (sopa) de azeite
- meio limão espremido
- pimenta do reino moída na hora
- sal
Arroz de capim santo
- 2 xícaras de arroz branco
- 4 xícaras de infusão de capim santo ou 2 colheres (sopa) de pasta de capim santo
- meia cebola
- azeite
- sal
Preparo
As trutas e as amêndoas
- Tempere as 4 trutas com espremido de meio limão, sal e pimenta do reino moída na hora. Reserve. É hora de dourar as amêndoas.
- Aqueça 2 colheres de azeite em fogo brando e doure as amêndoas até obter uma cor clara. Dê um pinguinhinho de sal. Tire-as da frigideira e coloque-as sobre papel absorvente. Reserve-as em local seco.
- Coloque duas colheres de sopa de azeite em uma frigideira antiaderente e aqueça em fogo forte. Frite a truta pelo lado da pele por quatro minutos ou até a pele dourar. Em seguida, vire a truta com calma, pois é um peixe delicado, para dar uma dourada na parte branca. Retire, coloque no parto e acrescente as amêndoas.
Arroz de capim santo

- Primeiro: faça a infusão de capim santo. Coloque água para ferver em uma leiteira. Quando estiver borbulhando, insira o capim santo dobrado e espere a água pegar o sabor. Experimente e reserve.
- Em uma panela quente, coloque o azeite. Em seguida, a cebola para refogar. Para ela não amargar, duas pitadas rápidas de sal. Moa um pouco de pimenta do reino na hora. Mexa.
- Coloque 2 xícaras de arroz, já lavado, e misture ao refogado de cebola. Na sequência, pegue 4 xícaras de chá com a infusão de capim santo e misture ao arroz. Mexa um pouco e deixe o arroz cozinhar até a água secar. Pronto. Sirva com a truta.
Uma sugestão: quem preferir o gosto mais acentuado do capim santo, deve bater este chá no liquidificador e coar para usar para cozinhar o arroz. Vale a pena diluir "o suco" com pouco de água para não ficar muito forte.
- Para quem usar a pasta de capim santo (comprada em lojas de produtos orientais), misture 2 colheres da pasta ao arroz refogado. Mexa e, depois, coloque as quatro xícaras de água e espere a água secar. Sirva com a truta.
3 comentários:
Tava de comer rezando!
Nossa...
vou tentar fazer por aqui!
ps: de comer rezado oif óóótimo!
Falaaaaaaaaaa Rodrigo,
UMMMMM...¡Qué rico!
Usei o "capim santo" no couscous no marroquino em substituição ao caldo de legumes e foi servido com um frango thai...creio que ficou legal.
Um abs
Will
Postar um comentário