quinta-feira, 28 de outubro de 2010

GASTRONOMIX // Integral x semidesnatado x desnatado


O leite é um alimento com um balanço nutricional único: proteínas, carboidratos e minerais.Uma dúvida constante entre quem consome leite é qual o melhor para consumir. O Gastronomix resolveu te ajudar para você tirar estas dúvidas. Segundo a nutricionista Ana Beatriz Barrella, da consultoria RG Nutri, cada tipo de leite procura atender, da melhor maneira possível, as necessidades de uma categoria específica de consumidores. “A grande diferença entre a composição nutricional dos três tipos de leite - integral, semidesnatado e desnatado - é a redução parcial da gordura”, explica Ana Beatriz.

SEMIDESNATADO E DESNATADO

Apesar de ter uma redução de gordura, o leite semidesnatado mantém as mesmas quantidades de nutrientes e minerais, principalmente o cálcio. O leite semidesnatado é uma boa opção para quem aprecia o sabor original da bebida e se preocupa em manter uma alimentação rica em nutrientes, porém com atenção ao consumo de gorduras. “Ao optar pelo semidesnatado o consumidor garante uma redução significativa da ingestão de gorduras totais de aproximadamente 50%, mas mantém a quantidade de vitaminas e cálcio oferecida pelo integral”, acrescenta Ana Beatriz.

Para que o leite se torne semidesnatado e leite desnatado toda a gordura é removida por centrifugação, o que significa que o leite é colocado em uma máquina que o gira e a gravidade separa a gordura do líquido. Após esse processo, falando, grosso modo, a gordura é adicionada de volta ao leite aos níveis que o classifica como semi-desnatado (1,7%) e desnatado (0,2%).

Esse processo reduz as calorias do leite à metade, se comparado o leite normal com o leite desnatado. Há diferença de miligramas na quantidade de cálcio entre o leite integral (normal), semidesnatado e desnatado (magro). O leite desnatado possui quantidades similares de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes que também são encontrados no leite normal (integral). Então, esqueça aquela história que o leite desnatado é ruim por ter menos cálcio.

INTEGRAL

O leite integral é importante principalmente para crianças e adolescentes, já que a gordura é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do corpo e, se consumida dentro das quantidades recomendadas, desempenha diversas funções como: prover energia, manter a temperatura corporal constante, proteger os órgãos vitais, facilitar a absorção das vitaminas e promover o esvaziamento lento do estômago, garantindo maior saciedade.

O teor de gordura de todo o leite normal (integral/gordo/normal) é elevado. Em cada 100g há, em média, 3.9g de gorduras, dos quais 2,5g são saturadas. Uma alta ingestão de gorduras saturadas pode aumentar a quantidade de colesterol no sangue, levando a obstrução das artérias e um aumento do risco de doença cardíaca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara gostei muito dessa materia continua viu? esse blog ta show. valeu!