segunda-feira, 25 de outubro de 2010

EU RECOMENDO // Recuerdos de um bife de chorizo


Thiago Lotufo (*)
Convidado especial do Gastronomix

Bife de chorizo – até onde eu sei – é um corte de carne tipicamente argentino tirado do que conhecemos como contrafilé. Alto, grosso e suculento, o bife, que mais parece um filé de brontossauro, é muy bueno. E nada mais adequado do que deglutir um bicho desses – que pode pesar quase meio quilo – in loco. Ou seja, lá na capital dos pampas: Buenos Aires querida.

Lugares simples, populares e com anos de funcionamento no ramo de servir e recolher pratos costumam ser uma boa dica para tal empreitada. O Lezama (foto acima), que beira umas oito décadas de portas abertas, é um deles. Fica em San Telmo, em frente ao parque de mesmo nome. O ambiente é de um genuíno bodegón.

Decoração sem firulas, garçons das antigas, cardápio "muy grande" e preços "muy pequenos". Não mais que uma dúzia de opções de vinho (baratos também) e aquela plena sensação de estar fazendo um programa de fim de semana digno da classe média portenha. O bife de chorizo? É uma das vedetes da casa e é bom, muito bom. Pero...

Pero em San Pablo mesmo, Brasil, onde o boi costuma ser oferecido na base do rodízio, hay un bodegón que tem um chorizo que é uma beleza. Trata-se do Bar do Mário, na esquina da Arthur de Azevedo com a Joaquim Antunes.

O Mário, o dono, é portuga e a fama (se é que tem fama...) do seu boteco pé-sujo deve-se à cerveja de garrafa, à feijoada e ao bolinho de bacalhau. Para o almoço do dia-a-dia, no entanto, nada mais nobre e reconfortante do que sentar em suas engorduradas cadeiras e solicitar um bife de chorizo ao Narciso, fiel escudeiro do seu Mário.

O filé de brontossauro brazuca não fica devendo em nada para o dos hermanos. Muito pelo contrário: a chapa do bar, com muitos quilômetros rodados e acolhedora de toda sorte de iguaria, confere um gostinho muy especial ao chorizo. É um verdadeiro carinho às papilas gustativas.
Saladinha de tomate (geralmente já bem passado...) com cebola e pãozinho chegam no preâmbulo. Acompanhamentos: feijão maravilha e arroz. Vale pedir uma porção de mini-fritas também, um guaraná Convenção e, claro, provar a pimentinha das boas.

Na hora de pagar, assim como em Buenos Aires, não vai doer no bolso (o chorizo no Mário sai por R$ 20 e até dá para dividir). Estômago cheio, você sairá feliz, mas um pouquinho defumado (dentro, onde fica o caixa, é um fumacê daqueles). Releve: serão recuerdos de um bife de chorizo querido”.

Lezama
Brasil, 359
San Telmo - Buenos Aires
Telefone: 4361 0114

Bar do Mário
Rua Arthur de Azevedo, 1162
Pinheiros - São Paulo
Telefone: (11) 3061 5865

(*) Thiago Lotufo, 36 anos, é jornalista e redator-chefe da revista de bordo da GOL Linhas Aéreas.

Tá indo para Buenos Aires?
Confira as dicas do GUIA GASTRONOMIX - BUENOS AIRES.
Com sugestões dos jornalistas Carlos de Lannoy, Marcelo Barbão, Gionava Teles, do cantor Thiago Petit e da nossa colunista de drinks Juliana Raimo. É pura diversão.

2 comentários:

João Paulo Simões disse...

Hummmm!!!!! Muito bom!!!!
Depois visite:
www.tradicaoportenha.blogspot.com

Anônimo disse...

Ti, você por aqui.... Abraço, ju raimo