sábado, 18 de setembro de 2010

GASTRONOMIX // O inusitado gateau de jaca


Jaca. Aquela fruta que poucos apreciam, mas não sabem o que estão perdendo. Pra mim, lembra infância, quando ia para casa de minha vó no Rio de Janeiro e sentávamos no quintal. Ela com um pedaço do fruto no colo, tirava a polpa com o garfo e me dava. Assim, conversávamos até a jaca acabar.

Aqui em Brasília, a jaca dá nome até a uma avenida no bairro Sudoeste: Avenida das Jaqueiras. É tanta jaca neste canteiro que, ao passar, é possível sentir no ar o aroma da fruta. Para os apreciadores, uma novidade. O Bier Fass, do Pontão, lança um petit gateau de jaca (R$ 13,90), servido com sorvete de creme e calda da fruta – uma sobremesa inusitada e refrescante para esta época seca do ano. O Gastronomix conseguiu, em primeira mão, a receita para vocês. Vá lá, experimente e tente fazer em casa.

Quem diria que a jaca, originária da Índia e introduzida no Brasil no século 18, ia parar tão longe. Em Brasília, à margem do Lago Paranoá, em forma de sobremesa. É possível fazer muitas receitas diferentes com ela, como a mousse de jaca com calda de laranja ou o sorvete.

Petit gateau de jaca

Ingredientes
- 10 bolinhos
- 1 Kg de jaca mole e madura
- 200g de açúcar
- 200g de manteiga
- 12 gemas de ovo
- 6 claras de ovo
- 150g de farinha de trigo

Preparo
- Cozinhar a jaca com a metade do açúcar, até formar um purê. Misturar o doce à manteiga derretida ao restante do açúcar, às gemas peneiradas e às claras até ficar uma massa homogênea.

- Depois, acrescentar a farinha de trigo peneirada e distribuir a massa em forminhas untadas com manteiga e farinha. Levar ao forno a 200 graus Celsius, de 5 a 7 minutos. Servir com o sorvete de sua preferência.

Bier Fass - Pontão
Lago Sul - Brasília
Telefone: (61) 3364 4041
Site: http://www.bierfass.com.br/

Nenhum comentário: