terça-feira, 31 de agosto de 2010

GASTRONOMIX // Gostosuras com Ovomaltine


Minha gente, que Ovomaltine é bom pra caramba, todo mundo sabe. No meu último emprego, escolhíamos um dia da semana, ligávamos para o Bob’s e vinha aquele caminhão de milk shakes de Ovomaltine para alegrar as tardes no Ministério da Saúde. Era a felicidade!

E para quem pensa que aquele "pózinho mágico" serve apenas para colocar no leite ou no sorvete, tá enganado! Passo aqui para vocês duas receitas que recebi tendo como ingrediente o achocolatado. É uma boa dica para o feriado. Boa sorte!

Mousse Bicolor de Ovomaltine

Ingredientes


Mousse Negra de Ovomaltine
- 265g de açúcar refinado
-15 ovos
- 8 gemas
- 1kg de chocolate meio amargo
- 375g de creme de leite
-1,1kg de chantilly vegetal
- 30g de gelatina incolor
- 375g de Ovomaltine

Mousse Branca de Ovomaltine
- 265g de açúcar refinado
- 15 ovos
- 8 gemas
- 1kg de chocolate branco
- 1,1kg de chantilly vegetal
- 375g de creme de leite
- 30g de gelatina incolor
- 375g de Ovomaltine

Preparo
- Faça as mousses separadamente. Pique o chocolate em pedaços pequenos e reserve.

- Mousse Negra: Em uma panela, coloque o creme de leite e o chocolate picado. Leve ao fogo baixo até derreter, sempre mexendo para não queimar. Reserve. Em uma batedeira com globo, bata os ovos, as gemas e o açúcar até ficar uma mistura bem fofa (ou até triplicar de volume). Sem parar de bater, acrescente o chantilly vegetal e bata até obter consistência mais firme. Em um recipiente, hidrate a gelatina em água e adicione-a ao chocolate derretido e mexa para dissolver totalmente. Acrescente o chocolate à mistura da batedeira e, em velocidade baixa, bata até total homogeneização. Misture o Ovomaltine manualmente. Reserve.

- Mousse Branca: Proceda da mesma maneira da mousse negra. Desligue a batedeira e, em tacinhas ou recipientes, coloque primeiro a mousse negra e depois a mousse branca. Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas para adquirir a consistência adequada. Decore com Ovomaltine.

Pavê de Ovomaltine

Ingredientes
- 8 pacotes de biscoito champagne

Creme de Ovomaltine
- 30g de amido de milho
- 250ml de leite
- 2 gemas
- 650g de leite condensado
- 10g de essência de baunilha
- 350g de creme de leite
- 420g de Ovomaltine

Creme de Nozes
- 150g de nozes
- 150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 30g de açúcar refinado
- 320g de leite condensado
- 320g de creme de leite

Calda de Ovomaltine
- 330g de Ovomaltine
- 650ml de leite

Preparo

- Creme de Ovomaltine: Em um recipiente dissolva o amido de milho em parte do leite. Passe as gemas por uma peneira e reserve-as. Em uma panela coloque o leite condensado, as gemas reservadas, o restante do leite e o amido de milho dissolvido. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até obter a consistência desejada. Apague o fogo e acrescente o Ovomaltine e leve para refrigerar por 1 hora.

- Creme de Nozes: Pique as nozes (reserve algumas inteiras para decorar). Em uma batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme esbranquiçado. Adicione o leite condensado e o creme de leite e bata novamente até total homogeneização. Por último, adicione as nozes picadas e misture bem. Leve para refrigerar por 1 hora.

- Calda de Ovomaltine: Dissolva o Ovomaltine no leite e reserve.

- Montagem: Umedeça as bolachas champagne na calda de Ovomaltine e forre o fundo de um recipiente. Cubra-as com uma camada de creme de nozes. Umedeça as bolachas novamente e coloque-as sobre o creme de nozes. Adicione sobre elas, uma camada de creme de Ovomaltine. Repita o procedimento até completar todo o recipiente. Decore com as nozes inteiras reservadas.

2 comentários:

Diego Iraheta disse...

Nham!!! Haja calorias, hein?! Vou testar, eterno chef(e).

Anônimo disse...

Obrigado pelo post útil! Eu não teria chegado a este o contrário!