quarta-feira, 18 de agosto de 2010

AO PÉ DO OUVIDO // Tristeza não tem fim...

Por Rosualdo Rodrigues

Existe uma cultura da alegria que parece ganhar mais força quanto mais caótico o mundo fica. Ela se manifesta no tire-o-pé-do-chão, nas drogas ilícitas ou obtidas com receita médica, no discurso de alguns livros de autoajuda, nos grupos de louvação das igrejas e até na "força" de amigos que não podem ver outro cabisbaixo que já vai querendo tirá-lo do "baixo astral"... Essa cultura é quase impositiva.

E música tem muito a ver com isso. Toca algo mais calminho e já tem gente reclamando que aquilo "tá pra baixo". Uma vez gravei em um CD uma seleção a que dei o nome de "Música suave para dias ásperos". Um amigo ouviu e disse: "Isso não é música suave, é música para cortar os pulsos". Ele considerou baixo astral o que para mim era meramente introspecção. Enfim, o mundo anda acelerado e parece que se tornou pecado diminuir a marcha, ficar na sua, no seu canto, voltar-se pra dentro.

Não que eu queira um mundo de sorumbáticos. Mas peraí gente, a tristeza é tão natural quanto a alegria, é orgânico, o corpo pede de vez em quando. Uma tanto quanto a outra vem e vai. Não é porque o cara está mais calado que está deprimido (e lá vai recorrer aos tarjas-pretas pra segurar a onda). E tem horas em que só a música compactua conosco o que sentimos.

Pensando nisso, comecei a listar mentalmente algumas músicas tristinhas que vez em quando me dá uma vontade danada de ouvir... Isso começou porque estou ouvindo muito I will love you na interpretação de Dolly Parton, que é de cortar coração. E eu jurava que a música era de Whitney Houston até descobrir a gravação dos anos 1970 numa cena tristíssima da peça Êxtase, em cartaz no CCBB Brasília...

Bom... Aqui vão 10 músicas nacionais e 10 internacionais para ouvir só e em silêncio:

1 ) I will love you (Dolly Parton)
2 ) Smells like teen spirit (Patti Smith)
3 ) Who will love me now (P. J. Harvey)
4 ) Don't let it bring you down (Annie Lennox)
5 ) I was born to be blue (Chet Baker)
6 ) White flag (Dido)
7 ) Mr. Bojangle (Nina Simone)
8 ) Please please please let me get what I want (The Smiths)
9 ) Perfect day (Lou Reed)
10 ) L'Amitié (Françoise Hardy)

1 ) Autonomia (Cartola, tem que ser com o próprio)
2 ) O rio (Marisa Monte)
3 ) O ciúme (Caetano Veloso)
4 ) Minha desventura (Cida Moreira)
5 ) Você não sabe (Maria Bethânia)
6 ) A flor e o espinho (Nelson Cavaquinho... Dele poderia ser também Luz negra)
7 ) Custe o que custar (Roberto Carlos)
8 ) Ramilonga (Vitor Ramil)
9 ) Se queres saber (Nana Caymmi... Essa aqui tem uma dezena que poderia estar na lista)
10 ) Serra da Boa Esperança (Francisco Alves)

Nenhum comentário: