quinta-feira, 15 de julho de 2010

GASTRONOMIX // Comer, beber, rezar

Nosso intrépido cronista gastronomix Luciano Milhomem esteve em Belém, considerada um dos novos pólos da gastronomia no Brasil, e conta aqui pra nós (texto abaixo) o que ele andou aprontando. Ou melhor, por onde andou “se deliciando”. E aguardem: o novo texto da seção Crônicas de um Vegetariano chega no início de agosto.

“Falar bem da culinária brasileira já se tornou lugar-comum. Pudera! Da Amazônia à Caatinga, do Cerrado aos Pampas, come-se bem. Se tiver dinheiro, então! Tive a alegria de visitar recentemente o encantador Mangal das Garças, em Belém (Pará). O parque ecológico já é atrativo por si só, mas ostenta ainda um excelente restaurante, o Manjar das Garças, onde se experimenta do bom e do melhor da cozinha paraense.

No dia em que estive lá, o cardápio do almoço – em esquema self service – incluía Filhote ao Perfume de Ervas, Pescada com Pesto de Capim Santo, Camarão ao Molho de Ostras, Bacalhau Fresco e Arroz Marajoara, sem contar, claro, as numerosas opções de salada. Também são muitas as possibilidades de sucos e de sobremesa, com destaque para a impecável Torta de Bacuri. É para comer e beber rezando!


Pode-se escolher o lado de fora do restaurante, com vista para a vegetação do parque, à beira do rio Guamá, ou o interior com ar condicionado – algo sempre interessante quando se trata do calor e da umidade paraenses. A verdade é que, não importa onde se sente, os pratos compensam tudo. O peixe fresco desmancha na boca. O molho deixa gosto de quero mais. E você come mais!


Os nutricionistas recomendam evitar liquido durante as refeições, mas quem é que resiste aos sucos de cupuaçu, bacuri, taperebá, entre tantos outros? Dieta para quem está de passagem por Belém chega a ser ingenuidade. Na hora da sobremesa, dá vontade de comer de tudo um pouco – ou de tudo muito mesmo. Que tal um doce de cupuaçu? Vai uma torta de bacuri, mais rara no Sul. Como não repetir?

Feito o “estrago”, melhor passear um pouco pelo borboletário. Leves, ali, só mesmo as borboletas. A balança que fique para outro dia!”

Manjar das Garças

Praça Carneiro Rocha sem número
Parque Ecológico Mangal das Gralas
Belém - Pará
Telefone: ( 91) 3242 1056
Site:
www.manjardasgarças.com.br

Nenhum comentário: