domingo, 25 de julho de 2010

ABOBRINHAS // Sapori d’Italia


Luciano MilhomemColunista de Alimentação Natural do Gastronomix

Deu na IstoÉ. O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, não come nada que seja derivado de animal. Ele teria feito a revelação ao presidente Lula durante almoço na FIESP no último dia 29 de junho. Segundo a revista, Berlusconi esnobou um medalhão com creme de mandioquinha. Preferiu uma massa apenas na manteiga. Para muita gente, foi surpresa. Um homem tido como aficionado aos prazeres da carne em geral de repente se revela vegetariano. Não é à toa que insisto em dizer que vegetarianismo nem sempre tem que ver com postura ético-religiosa. Muitas vezes, é questão de paladar ou simplesmente de estômago. Alguns não gostam de carne. Ponto.

O caso Berlusconi, porém, surpreende também por outro motivo. Os italianos têm nas carnes poderosos ingredientes para uma profusão de pratos típicos. A lingüiça calabresa, como indica o próprio nome, tem origem na Calábria, região do sul da Itália. E o célebre prosciutto (presunto) de Parma? Há cerca de 2 mil anos, essa cidade italiana produz a iguaria presente em numerosas receitas do mundo inteiro. E dá-lhe massas com ragù (carne de boi moída), frango desfiado, salsichas, toucinho, mariscos! Vegetarianos até arrepiam ao ver, ouvir ou ler sobre parte considerável da gastronomia italiana. Mas, como se sabe, há salvação.

Quem ainda consome ovos e leite tem mais opções, mas também há receitas para os vegetarianos legítimos, que evitam qualquer produto de origem animal. Que tal um antepasto de berinjela? Para os chamados ovo-lacto-vegetarianos, pode-se começar o banquete pelos pães, que não precisam levar nenhum tipo de carne, com destaque para a famosa bruschetta.

O mesmo vale para pizzas, canelones, calzones, nhoques, risotos, sopas e tortas diversas. Dá até para esquecer o mal-estar com o parágrafo anterior e começar a achar que, afinal de contas, não é tão absurdo assim um italiano esnobar um medalhão de filé. Talvez muito pelo contrário! Maggiamo, allora!

Antepasto de Berinjela

Ingredientes
1 kg de berinjelas, 3 dentes de alho picados, azeite de oliva, manjericão picado, sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo
1 - Lave bem e corte as berinjelas em cubos pequenos, 2 - Salgue-as, deixe-as repousar por algumas horas e escorra-as, 3 - Refogue o alho no azeite e acrescente as berinjelas, 4 – Deixe tudo refogar lentamente, mexendo de vez em quando, 5 - Acrescente o sal e a pimenta e, por último, o manjericão. Obs. Pode-se usar coentro, orégano ou salsinha no lugar de manjericão.

Bruschetta


IngredientesPão italiano fatiado, azeite de oliva extra-virgem, sal grosso, tomate italiano, dentes de alho, manjericão.

Preparo
1- Leve ao forno pré-aquecido as fatias de pão italiano levemente umedecidas no azeite e com pitadas de sal grosso. 2- Deixe-as dourar. 3- Retire-as do forno. 4- Esfregue dentes de alho sobre a superfície das fatias de pão (dos dois lados). 5- Coloque o tomate picado e pré-temperado sobre as fatias de pão. 6- Leve-as novamente ao forno por mais dois minutos no máximo. 7- Decore-as com manjericão fresco e despeje mais um fio de azeite sobre elas. Obs.: Pode-se optar também por servir a bruschetta com o tomate frio.

Calzone

Ingredientes da massa
: 3/4 xícara (chá) de água morna, 1 tablete de fermento para pão, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1/2 colher (sopa) de sal, 2 colheres (sopa) de óleo, 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Ingredientes do recheio: 200 g de queijo mussarela, 200 g de tomates secos, 6 azeitonas verdes sem caroço, 1 clara, sal, orégano e pimenta-do-reino moída, gema para pincelar.

Preparo da massa: 1 - Misture a água com o fermento e deixe descansar um minuto. Adicione o açúcar, o sal, o óleo e uma xícara e meia de farinha de trigo; 2 - Misture, bata bem a massa e deixe crescer por 30 minutos. Junte a xícara de farinha de trigo restante e misture e até formar uma massa lisa e homogênea; 3 - Divida a massa em 10 pedaços e abra cada um sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, até obter um círculo de 15 cm de diâmetro.

Preparo do recheio: 1 - Rale o queijo, separe o tomate seco e pedaços e pique as azeitonas; 2 - Acrescente o queijo, o tomate seco, as azeitonas e a clara. Salpique orégano, sal e pimenta a gosto e misture; 3 - Coloque um pouco do recheio sobre os círculos, usando metade da área. Dobre e feche pressionando as bordas; 4 - Pincele com a gema batida, coloque numa assadeira untada e asse em forno a 200ºC, por 30 minutos ou até que dourem.




(*) Luciano Milhomem é jornalista, mestre em Comunicação pela UnB, bacharel em Filosofia e não ingere carne de bípedes e quadrúpedes há três anos

Um comentário:

Rosualdo Rodrigues disse...

adorei o "gancho"... e o post, claro.