terça-feira, 22 de junho de 2010

GASTRONOMIX // Filé recheado com shimeji e abobrinha


Almoço em casa: Murilo, Daniel, Georgeth, Sarah e Bruno

Era dia de cozinhar. Estava passando um fim de semana em Goiânia, quando vi um supermercado. Oba. Eles me atraem. Liguei paraTia Georgeth, mãe do Daniel, e falei: pode deixar que eu faço o almoço. Ela tinha um filé e, logo, pensei em recheá-lo com cogumelo shimeji, abobrinha e um toque de tomilho. Estava a fim de uma comida caseira. Então, para acompanhar o prato, uma bela salada, arroz com brócolis e um purê de abóbora com gengibre.

Todos meteram a mão na massa. Era um tal de lava, corta, enrola, tempera...Uma onda bem comfort food. Sarinha, irmã do Daniel, fez uma salada muito gostosa e artesanal. Os filetes de cenoura foram milimetricamente cortados. Praticamente com um bisturi.


A tia fez o arroz com brócolis e me salvou ao enrolar os filés com o recheio. Se não fosse ela, a carne teria mais palito do que recheio. Eita, como sou exagerado. Fiz também um purê de abóbora com um toque de gengibre. E o Daniel, no apoio logístico, experimentando e palpitando.

Tudo saiu a contento. Bruno e Murilo chegaram para o almoço caseiro de sábado e aprovaram a invenção do filé e todos os acompanhamentos. Ahhhh, um detalhe. Os sorrisos na foto acima foram depois de terem experimentado. Então, parece que ficou bom, né?

Filé recheado com shimeji e abobrinha

Ingredientes
- 1,5 kg de filé
- 200g de cogumelo Shineji
- 2 abobrinhas médias
- 1 1/2 cebolas médias
- 1 tomate médio
- 100g de manteiga
- 1 limão siciliano
- 6 dentes de alho
- 12 ramos de tomilho
- sal e pimenta a gosto
- azeite
- 25 palitos

Preparo


- Corte o filé longitudinalmente para que seja possível enrolá-lo. A quantidade de carne dá uma média de 25 pedaços. Tempere os filés com meio limão siciliano, sal e pimenta gosto. Passe a carne em uma frigideira quente, com azeite, para que ela “frite” um pouco. Reserve as tiras.

- Em outra panela quente, coloque a manteiga e uma cebola cortada em cubos pequenos. Adicione sal e deixe a cebola dourar um pouco. Na sequência, coloque os cogumelos e misture. A manteiga vai cozinhar o cogumelo e dar um sabor especial. Depois, acrescente a abobrinha, debulhe uns 5 ramos de tominho e esprema meio limão siciliano. Mexa cuidadosamente. Regule o sal e tempere com pimenta do reino moída na hora. Reserve o recheio.

- Em um tabuleiro, coloque um pouco de azeite no fundo. Pegue cada tira de carne, coloque o recheio no centro e enrole. E aí que a habilidade conta. A minha foi quase zero. Santa Georgeth ajuda! Para segurar, coloque um palito. No tabuleiro, corte os tomates e o restante da cebola em meia lua. Espalhe os dentes de alho, o restante do tomilho e regue um pouco com azeite. Pré aqueça o forno por 20 minutos a 180C. Deixe cozinhar entre 15 e 20 minutos nesta temperatura. Tire, sirva com os acompanhamentos e bom apetite!

2 comentários:

Unknown disse...

Tuca,

adorei tudo!!! O dia, a comidinha caseira (mesmo tendo demorado horas para materializar a salada, rsrsrsrs) e principalmente a companhia - que como diria a propaganda mastercard: NÃO TEM PREÇO.

Amoooo!!!
BEIjooo.

PS:. Fim de semana que vem estaremos aí.

Anônimo disse...

Querido Rodrigo,

o seu gosto pela culinária e o amor com que se propõe a elaborar os pratos dão o toque especial a esse tipo de confraternização.

Foi um dia adorável!

Grande beijo.

Georgeth