segunda-feira, 21 de junho de 2010

EU RECOMENDO // A lasanha de berinjela do Gepetto


Por Vinicius Dônola (*)
Convidado especial do Gastronomix


“Comida. A boa comida. Sou um apreciador de seus segredos. E um profundo desconhecedor dos mesmos. Assumo, sem o menor constrangimento, que costumo torrar as pipocas, quando arrisco a levá-las ao micro-ondas. Isto posto, volto a falar de apreciação. Quase vício. Por melanzane.

Comi melanzane, nome dado à lasanha com folhas de berinjela, dez anos atrás no Gepetto, um restaurante do bairro de Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. Comi e nunca mais voltei a folhear o cardápio. Recuso-me a folheá-lo. Sei o que quero e, por mais que me atraia a curiosidade do inédito, torno a pedir o prato que pedi pela primeira vez.

Em vez de folhas de massa, o prato leva folhas de berinjela, entre camadas nada econômicas de queijo. E queijo derretido. Peço para gratinar bem e raspo o material gratinado como se limpasse a cumbuca antes de guardá-la no armário.

Certamente, o prato leva inúmeros ingredientes, cujos nomes desconheço, bem como desconheço o uso, as medidas e diferentes combinações entre tais. Recolho-me ao modesto papel de bom apreciador do prato, pelo qual tenho vício-invertido: sempre como a última com a convicção de que a última foi a melhor de todas. A próxima será melhor da que devorei - inteira - duas semaninhas atrás”.

Gepetto
Estrada dos Bandeirantes, 23417
Vargem Grande - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2428 1100

(*) Vinicius Dônola é repórter especial da TV Record. Trabalhou por 15 anos na TV Globo em noticiários como Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter. Começou a carreira aos 17 anos e Vinícius também é autor da série de livros infantis O Oco do Toco, ao lado da jornalista Roberta Salomone. O primeiro volume virou peça teatral.

Nenhum comentário: