domingo, 18 de abril de 2010

ABOBRINHAS // Verde na Paulicéia


Luciano MilhomemColunista de Alimentação Natural do Gastronomix

A cidade de São Paulo é um desafio para quem ama e defende a natureza. A megalópole ostenta em seu cardápio todos os tipos de poluição. O pior é que dificilmente dá para escolher a menos incômoda e evitar as outras. Da poluição do ar, por exemplo, não há como escapar. Da sonora, às vezes. É o caso do Anna Prem Bistrô e Restaurante Natural, situado no elegante bairro da Aclimação, bem em frente ao parque de mesmo nome.

Ali, o cliente encontra um ambiente tranquilo, silencioso (ainda que o seja para os padrões paulistanos), quase bucólico. Instalado em um casarão típico das décadas de 1950/1960, o Anna Prem abriga um bistrô com simpático e sortido empório de produtos naturais no térreo e, no primeiro andar, o restaurante propriamente dito, com buffet totalmente vegetariano. Paga-se R$ 16,90 (dias úteis) ou R$ 21,90 (fins de semana) por pessoa e come-se à vontade.

O restaurante, inaugurado há pouco tempo, nada tem de sofisticado, mas a simplicidade do lugar combina com um modo de vida mais natural e antenado com valores da chamada “nova era”. O terceiro andar, por exemplo, exibia, até a semana passada, exposição de mandalas. E, na parte externa do restaurante, o som da fonte d’água, que imita muito precariamente a italianíssima Boca della Veritá, contribui para a sensação de se estar em um ambiente natural e sossegado.

O menu é tão variado quanto criativo. Espelha a face multicural tipicamente paulistana. O saboroso rolinho de primavera de legumes e requeijão brinca com a forte presença de orientais na cidade. Para os italianos “verdes”, há lasanha de abobrinha. Para os portugueses, bacalhoada de PVT (um preparado especial de carne de soja) com batatas e pimentão.

E por aí vai: verde refogado (combinação de folhas refogadas), sabiji de couve-flor, torta de aspargos com cenoura, salada de grão de bico, salpicão de repolho com cenoura. São, em média, cinco opções de prato no almoço, que variam diariamente, todos preparados com ingredientes naturais, a maioria orgânicos. De quebra, a casa oferece sempre um prato típico da culinária indiana. Pena que haja só uma opção de sobremesa. O arroz doce que provei estava apenas honesto. Aliás, não creio que fosse integral...

A boa notícia é que o Anna Prem está aberto todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O bistrô também, onde é possível tomar um saboroso café da manhã ou fazer um lanche. As opções variam de suco verde, café e leite orgânicos até açaí cem por cento natural, salgados integrais, sorvetes adoçados com mel, entre outras tentadoras iguarias.

Quem estiver com mais fome pode experimentar o hambúrguer de quinua (ou carne de soja) ou o cachorro-quente e o beirute vegetarianos. Mata a sede com água de coco ou sucos de frutas diversas. Se quiser levar algo para casa, o empório oferece vasta gama de produtos naturais com itens sem glúten e lactose. Êpa! Vida corrida de paulistano não dá para tanto? Tudo bem. A casa tem sistema de entrega em domicílio.

Depois de comer à vontade, com barriga e consciência pesadas (ainda que satisfeitas), se for fim de semana ou feriado, pode-se sempre fazer uma leve caminhada no Parque da Aclimação. Afinal, nem tudo em São Paulo precisa ser corrido, agitado, poluído. O verde também faz bem aos olhos e aos pulmões.

Anna Prem – Bistrô e Restaurante Natural.
Rua Muniz de Souza, 1170.
Parque da Aclimação.
São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3208-7501/7552.
Site:
www.annaprem.com.br

Aberto diariamente.
De segunda a sexta, das 7h às 21h.
Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.




(*) Luciano Milhomem é jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), bacharel em Filosofia e não ingere carne de bípedes e quadrúpedes há três anos.

Nenhum comentário: