quarta-feira, 7 de abril de 2010

AO PÉ DO OUVIDO// Viu "Educação"? Lembra a cena...

Por Rosualdo Rodrigues

Viu Educação? Lembra da cena do night club, em que aparece uma loira arrasadora cantando um blue? Ela se chama Beth Rowley e a música, You got me wrapped around your little finger. Fiquei sabendo agora que me caiu nas mãos o CD com a trilha sonora do filme. Beth canta duas músicas no disco (a outra é The Sunday kind of blue), uma tão boa quanto a outra e ambas bem retrô, que é o clima do disco.

Aliás, a trilha inteira é uma delícia. Uma seleção elegante que sugere a sofisticação do mundo almejado pela protagonista da história – uma jovem estudante inglesa que sonha em viver em meio à boêmia e intelectualidade dos cafés parisienses nos anos 60. A novíssima Rowley é a cereja do bolo na mistura de vozes-ícones da época, como Juliette Greco, Mel Tormé, Ray Charles e Brenda Lee, e de cantoras contemporâneas, como Melody Gardot, Madeleine Peyroux e Duffy, que, como a própria Beth Rowley, escancaram a influência do blues, do soul e do jazz das décadas de 50 e 60 do século passado e copiam maravilhosamente aquela sonoridade.

Tem ainda temas instrumentais compostos especialmente para o filme por Paul Englishby, mas esses são ofuscados pelos ótimos vocais espalhados por todo o disco e até mesmo pelas canções instrumentais, digamos, tiradas de arquivo, como, Theme from “A summer place”, de Percy Faith – algo que me lembra as músicas que tocavam antes de começar o filme nas matinês de cinema da minha infância.

Mas, voltando a Beth Rowley. Difícil ouvir a trilha de Educação e não querer saber mais sobre ela e ouvir mais a voz dela. Descobri que é filha de ingleses, nascida em Lima, Peru, onde só viveu até os dois anos de idade. É formada em música, mas fez até backing vocal para Enrique Iglesias antes de começar a carreira solo. Tem só um EP (Violets, 2007) e um CD (Little dreamer, 2008 – que já tratei de baixar no http://www.legalsounds.com/)

E quem quiser uma amostrinha, vale entrar no My Space da cantora: http://www.myspace.com/bethrowley

E no You Tube você ouve a música que ela canta em Educação (e de lá chega-se a clipes dela e a várias outras faixas da trilha):
http://www.youtube.com./watch?v=CE2AuhWlmOc

Um comentário:

Roberio disse...

Ouvi a musica no Youtube, é boa mesmo.Valeu a dica.
Abraço
Roberio