sexta-feira, 9 de abril de 2010

DRINK_ME // O antídoto de Alice


Por Juliana Raimo

O nome da minha coluna no Gastronomix surgiu de uma votação que fiz entre amigos, em que minha querida Carolzinha sugeriu o melhor nome. Recentemente, comecei a me deparar com alguns elementos e situações que também possuíam a palavra drink me. Após 60 artigos publicados aqui, resolvi pesquisar na net o que mais remetia a este nome.

Há alguns dias,uma amiga citou o antídoto da história “Alice in Wonderland”. Depois andando nos jardins em São Paulo, entrei numa loja super bacana, Coletivo Amor de Madre, e me deparei com uma garrafa de vidro que tinha o “tag” Drink Me serigrafado. Claro que tive que comprar.

As melhores associações com o nome vieram mesmo da história da Alice, em várias versões, cores e expressões.

Falando em “poção mágica” para diminuir ou crescer, pensei num drink que tem este efeito. Pelo menos, psicológico. Para alguns, engrandece e, para outros, traumatiza. Estou falando do shot de Tequila. Esta bebida causa nas pessoas um efeito completamente diverso dependendo de quem a bebe - talvez por uma recusa do organismo ou um exagero na adolescência. Mas na medida certa, ela traz alto astral e muita diversão.

Shot de tequila com limão

Ingredientes

- 60ml de tequila ouro (sugestão marca Patron)
- ¼ de limão tahiti
- sal

Preparo
Segundo Ben Reed, autor de vários livros fantásticos sobre coquetelaria: “lick (sal), sip (tequila), suck (limão)” and enjoy! Acho que diz tudo.

Uma dica bacana para beber um shot de tequila com “algo a mais” é o drink Ají, no restaurante de mesmo nome em São Paulo.

Ají é uma composição de três antídotos que se complementam espetacularmente. Criado pelo barman Samuel Machado, o Samuca, este drink é apresentado em três copos shots que devem ser tomados na seguinte ordem: 1º) caldo de ceviche (leite de pantera), 2º) tequila prata e 3º) suco de tomate temperado. Uma delícia!

Se você tem mais que 30 anos, já deve saber o que te cai bem não é? Caso contrário, só testando.

Restaurante Ají
Rua Bela Cintra, 1.709
Jardins – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3083 4022

Nenhum comentário: