terça-feira, 16 de março de 2010

GASTRONOMIX // Kebab no pote


O cenário prende a atenção de qualquer mortal. As colinas de Goreme na Capadócia são impressionantes. Serviu de palco para o filme Guerra nas estrelas, do diretor George Lucas. Essa cidade da Turquia atrai, encanta. Passei quatro dias em Goreme, hospedado literalmente em uma caverna. Sem televisão e internet. E ainda tive uma das melhores sensações: voei de balão. Como diria a jornalista Roberta Malta: “Incrível!”

A comida em Goreme é simples, bem temperada e feita com receitas familiares de séculos. Comi um kebab na cerâmica no restaurante Safran. Eu e Daniel éramos os únicos no restaurante. Jantar mais exclusivo que esse, impossível. A carne de carneiro, os legumes cozinham com temperos e especiarias turcas durante quatro horas em um pote de barro em fogo médio.




Na hora de servir, martelo na mão e pimba. Uma porradinha e a parte de cima é retirada com habilidade pelo dono do restaurante. O Kebab cozido é uma delícia. Não há resquícios de barro no paladar. O sabor do carneiro é bem aguçado.

Daniel pediu o manti – um ravióli turco com recheio de carne e molho de iogurte com hortelã. A textura do prato é diferente, com molho puxado mais para o azedo. Igualmente gostoso.


O restaurante fica em cima de uma agência de turismo - muito comum em Goreme. A rua é central, onde ficam os principais estabelecimentos de comida da cidade. Safran é amplo, tem mesas baixas e tatames com almofadas (parece um lounge turco), mas também há mesas tradicionais com cadeiras.

Um detalhe interessante. Na parede, uma foto do grande Ataturk. Esse cara foi quem transformou a Turquia em república e foi o primeiro presidente do país. A experiência do kebab no pote ficou guardado na minha memória e no meu paladar.

Safran
Goreme - Capadocia (Turquia)

5 comentários:

Unknown disse...

Incrível!!

jwl disse...

SSalve Jorge!!! Salve Jorge!!!
Rodrigo, como sempre 10!!! Fiquei aqui imaginado esta viagem de balão (vi no globo reporter sobre a Turquia) lindo!!! O restaurante para dois (meu deus) e esse Kebab deu água na boca só faltou a bebida não rolou??? (jejejejeje). É isso aí, queremos mais Turquia, os sons, as cores e os sabores deste país maravilhoso????!!!
Salve Jorge!!! Salve Jorge de Capadócia!!!
Um abraço gordo

Unknown disse...

Nossa, fiquei encantada com o restaurante!!! E com o cenário!!!
BEIjoooo.
PS1:. Saudadesssss.
PS2:.Louca de vontade de ver o Dante, rsrsrsrs

Anônimo disse...

Realmente, você curtiu e divertiu na Turquia. Fiquei com vontade de conhecer o pais. Beijos, Rejane

Ludi disse...

nossa... que saudades deste lugar! Amei tudo por lá!