quinta-feira, 11 de março de 2010

GASTRONOMIX // Ceviches do chef Carlos Muñoz


Fatias de peixe cru ou frutos do mar, suco de limão (ou de uma fruta ácida), cebola roxa, pimenta (aji) e temperos. Pronto. Tá formado o ceviche, que vem conquistando cada vez mais o público brasileiro. A combinação de sabores é bem agradável. Quem ainda não beliscou um pratinho desses tem a oportunidade de experimentar para emitir uma opinião.

O El Paso Latino, do restauranter David Leichtig, trouxe um craque da gastronomia peruana, o chef Carlos Muñoz (que atualmente trabalha no Atlantic City Cassino, em Lima), para preparar diversos tipos de ceviches em uma segunda edição do festival. Cada ceviche será acompanhado de um tiradito (R$ 36,00). E no buffet de fim de semana (R$ 45,00), David garante que haverá alguns pratos peruanos também.

Dentre as opções, você pode saborear desde o mais tradicional, chamado Limeño (preparado com robalo), até alguns mais ousados com carambola e gengibre. As combinações dos ceviches são as mais diversas possíveis. Na terça, o pessoal da imprensa fez um mini test drive do que vem por aí. Vejam só:

Amouse bouche
Camarão frito na maisena com suco de tomate e “leite de tigre” (caldo que é aproveitado quando se prepara um cecivhe, à base de suco de limão, gengibre e pimenta)

Ceviche Clássico com Carambola (o melhor na minha opinião)
Tilápia fresca, marinada em limão, gengibre, aipo, cebola roxa, coentro, aji amarillo e carambola

Ceviche de Salmão com mariscos ao Rocoto
Salmão em cubos, polvo, camarão servido em creme picante de pimenta peruana

Tiradito ala Huancaina
Finas lascas de robalo cobertos com molho a base de aji amarillo e queijo fresco

Corderoa La Chiclayana
Carre de cordeiro marinado em cerveja pretae cozido levemente em tempero a base de coentro e pimenta vermelha

Arroz com Mariscos (parece uma paella, só que mais cremosa)
Arroz cremoso com frutos do mar, com aji amarillo e cebola roxa

Uma das inovações de Muñoz foi a batata doce com caramelo de laranja. Usualmente, em pratos peruanos, são utilizados o milho e a batata doce para quebrar um pouco a pimenta. Dessa vez, o chef fez uma gracinha bem sucedida: fez uma espécie de purê de batata doce e o envolveu com uma calda de laranja. Uma delícia!

Para quem ainda não tentou, mergulhe de cabeça. Para os já iniciados, se joguem.

II Festival de Ceviches – 12 a 21 de março
El Paso Latino - 404 Sul
Asa Sul - Brasília
Telefone: (61) 3323 4618

3 comentários:

Dania disse...

Parabéns por despertar o meu apetite tão bem, gostaria de pedir a receita para slots seu amigo, mas acho que quase todas as especiarias são alguma coisa que seu amigo dói. Eu aprendi a cozinhar com tempero pouco ou nenhum estômago do seu amigo.
Cuidate mucho e um prazer ler o seu blog

Anônimo disse...

Uno de los mejores cheff del Perú. Felicitaciones

Nelly disse...

Realmente una alegria y un orgullo ver a un compatriota, amigo y excelente Chef, llevando lo mejor de nuestra comida,la diversidad de combinaciones que hacen de la cocina un verdadero Arte!!!!
Carlos lo mejor para ti, y gracias por representar a los peruanos de la mejor manera....con nuestra gastronomía.
Nelly Alegre
Santa Cruz, Bolivia