quarta-feira, 3 de março de 2010

AO PÉ DO OUVIDO// A gata sueca e o lobo francês

Por Rosualdo Rodrigues

Navegando pelo YouTube dia desses encontrei um vídeo sensacional de uma cantora chamada Lykke Li. A música, Little bit, é curiosa, de levada bem dançante, mas com arranjo econômico, boa parte só com percussões e baixo, uma coisa meio crua, minimalista (assim como o próprio vídeo).... Parece até um esboço de música e isso é o que lhe dá charme. Aí, claro, quis ver outros vídeos dela disponíveis, todos igualmente ótimos, como Dance dance dance e I’m good, I’m gone. Tem também três remixes matadores de Little bit e um de I’m good, I’m gone que mostram como aquele “esboço” dela pode render bem na mão de quem souber “enfeitá-lo”.

Depois disso, próximo passo: Wikipédia.... Lykke Li é uma sueca de 23 anos. Filha de artistas, morou em Lisboa, Nova York, no Marrocos... Voltou à Suécia com 21 anos e, com essa cabeça cosmopolita, gravou o primeiro e até agora único disco, Youth novels, produzido por Bjorn Yttling (do Peter Bjorn and John) e Lasse Martén (produtor de Pink... Mas, nada a ver). Não lançado ainda no Brasil, infelizmente. Aqui, Lykke Li, por enquanto, só pode ser ouvida em uma das faixas da trilha do filme Lua nova, chamada Possibility, que não é a mais legal das que conheci dela.

E já que estou falando de uma artista que não tem disco no Brasil, vou completar o post com outro que também nunca foi lançado por aqui mas que pode ser conhecido via YouTube, MySpace e afins. Desde novembro não paro de ouvir o disco L’ home du monde, de Arthur H., pianista e cantor francês de voz muito peculiar, áspera, que poderia ser descrito como “um Tom Waits cantando canções de Serge Gainsbourg”. Só que Arthur H., pelo menos nesse que é seu disco mais pop (ele tem mais de 10), é superdançante.

Músicas como The goddess of love and the business man e Radio City lights são de fazer você voar (apesar dos títulos em inglês, as letras são em francês). Mas Dancing with Madonna é a faixa mais, digamos, comercial do álbum e é justamente a que tem clipe no YouTube. Infelizmente, a única do disco novo disponível naquele portal. Por outro lado, algo curioso: tem um vídeo de Arthur H. participando de um show do brasileiro Lenine em Paris. E no MySpace dele há uma música ótima em dueto com Feist, La chanson de Satie, que me pareceu ser de um novíssimo disco de H., Mystic rumba.

Enfim, Lykke Li e Arthur H. ficam como dicas para quem gosta de revirar a internet em busca de outros sons. E como a rede mundial é um campo vasto e cheio de possibilidades, não duvido que algum de vocês consiga baixar alguma coisa de um ou outro...


Links

Site oficial de Lykke Li:
http://www.lykkeli.com/promo.htm
Little bit:
http://www.youtube.com/watch?v=upnTg2GPgTM&NR=1&feature=fvwp
(leva aos demais vídeos de Lykke Li)
Dancing with Madonna:
http://www.youtube.com/watch?v=7Q9_ecSotx
MySpace de Arthur H.:
http://www.myspace.com/arthurhigelin

3 comentários:

João disse...

òtimas dicas, vale conferir já!

Anônimo disse...

a música do francês é ótima mas o vídeo é tosco!!!!!!

Anônimo disse...

eu adoro ela! ju